Relacionamento

Brigas com a cunhada? Como evitar que isso afete a relação

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

Não são todas as pessoas que têm a sorte de conseguir um namorado legal e familiares gentis. As mulheres da família dele, como sogra e a cunhada, são as mais difíceis de conquistar no início da relação.

cunhada

É importante manter um relacionamento amigável com a irmã do seu companheiro. Foto: iStock, Getty Images

Com o tempo, as coisas tendem a melhorar, mas o que fazer quando a irmã dele teima em não ser simpática com você?

 

Competição com a cunhada é problema

 

Você começa a desconfiar que sua cunhada esteja de implicância quando são delas as melhores sobremesas das festas em família, o vestido dela é sempre o mais bonito, assim como penteado e a cor das unhas. Ela é a tia mais legal e tem os filhos mais bonitos e educados.

 

A situação pode se complicar quando ela começa a disputar o amor dos seus sogros, que são pais delas, como se ela precisasse fazer isso para ter certeza de que é a preferida.

Reuniões em família passam a ser insustentáveis quando ela está junto e, pior, quando fofocas ganham status de verdade.

O ideal é nunca deixar a situação chegar nesse ponto. Mas caso aconteça, é aconselhável fazer uma reunião em família e falar sobre o assunto ou ainda buscar uma terapia familiar em grupo.

 

Não encare sua cunhada como inimiga

 

Mesmo que ela mereça, não trate sua cunhada como se ela fosse sua inimiga. Afinal, ela é uma pessoa importante na vida do seu parceiro.

Querendo você ou não, ele também está envolvido nesta situação, mesmo que de forma involuntária.

 

O primeiro passo é tentar entender se a implicância dela não é passageira. Isso é comum quando o irmão encontra uma namorada.

 

Caso a implicância seja por questões mal resolvidas entre vocês, o indicado é resolver a situação. Conversar e por os pingos nos ‘is’ é parte do processo.

Isso não quer dizer que vocês serão amigas para sempre. Mas, com certeza, poderão manter uma relação mais amigável e cordial junto aos familiares.

 

Não fale mal dela para seu namorado

 

Por mais que ela mereça, não faça fofoca e tão pouco fale mal de sua cunhada para seu namorado. Conversar com ela sobre a situação vivida deve ser feita da maneira mais honesta e delicada.

Ele deve saber o que a irmã faz para deixar você em maus lençóis, mas não fale de maneira agressiva. Seu namorado pode optar em ajudar a resolver a situação ou optar pela neutralidade. Você deve respeitar a opinião dele.

 

Quando a reconciliação não acontece

 

Mesmo que você queira e faça de tudo para conseguir, sua cunhada pode não querer se reconciliar com você. O que também é um direito dela e vocês terão que arcar com as consequências.

 

Nenhuma família gosta de estar envolvida em brigas ou com atritos entre familiares. Mas, às vezes, isso acontece. Por isso, se a relação entre você e ela não tiver jeito mesmo, tente, ao menos você, preservar sua relação com seus sogros e com seu namorado.

 

Haja com educação e sempre cumprimente ela. Principalmente, em eventos familiares. Não seja falsa, mas também não se humilhe. As pessoas em volta verão quem está sendo ignorante e, com certeza, essa pessoa não é você.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!