Pele

Confira dicas para garantir um bronzeado perfeito

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

O verão está aí e muitas mulheres buscam, nessa época do ano, o bronzeado perfeito. Exposição excessiva ao sol é prejudicial à saúde, mas se a exposição ao sol for feita de maneira correta, pode ser mais benéfica do que maléfica.

bronzeado

A exposição ao sol deve ser feita com cuidado, para evitar prejuízos à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da exposição ao sol para o bronzeado

O sol atua como antidepressivo natural, já que a luminosidade diminui a produção do hormônio melanina. Esse hormônio é responsável pela sonolência e o cansaço, sintomas típicos da depressão.

A exposição ao sol ajuda, ainda, na absorção de vitamina D, que é uma substância fundamental para o fortalecimento dos ossos.

Como conseguir o bronzeado perfeito sem prejuízos?

1. Protetor solar

O uso do protetor solar é fundamental para quem busca um bronzeado uniforme e também para proteger a pele da ação dos raios UV. É importante aplicar protetor solar no rosto também. A pele do rosto é sensível e, por isso, acontecem queimaduras com mais facilidade nessa região.

2. Hidratação

A hidratação da pele faz toda a diferença para manter a pele saudável após a exposição ao sol.

3. Pele

Na hora de escolher o melhor protetor solar para você, é importante levar em consideração a cor natural da sua pele, bem como o tempo que pretende ficar ao sol.

O protetor solar é dividido de acordo com o Fator de Proteção Solar (FPS). A proteção baixa tem o FPS de seis a 10. A proteção média possui 15, 20 ou 25 FPS. Você encontra a alta nos protetores com 30 e 50 FPS. Os produtos com FPS maior que 50 possuem proteção ultra.

A proteção feita com protetor solar é a melhor maneira de evitar o envelhecimento da pele, flacidez, rugas e doenças de pele.

4. Bronzeado gradativo

Comece a se expor ao sol gradativamente, ou seja, comece aos poucos. Passe poucos minutos sob o sol e vá aumentando lentamente o tempo de exposição.

5. Quantidade de protetor

Seja generosa ao aplicar protetor solar. Proteja bem cada parte do seu corpo. Não economize na dose aplicada.

6. Reaplicação

Reaplique de duas em duas horas o protetor solar. Fique atenta a temperatura da pele. Sempre que a pele ficar muito quente, reaplique o protetor solar.

7. Água

Beba muita água quando estiver se bronzeando. É importante manter o corpo hidratado para evitar futuros problemas de saúde, como insolação.

8. Uniformidade

Para manter o bronzeado uniforme não esqueça de mudar de posição frequentemente.

9. Água termal

Água termal em spray é um produto muito utilizado para refrescar a pele e retirar o sal do corpo. O acumulo do sal atrapalha o bronzeado uniforme.

10. Evite cosméticos

Evite se bronzear com perfume na pele, produtos cosméticos, como maquiagem e medicamentos. Esses produtos podem desencadear reações alérgicas quando expostas ao sol por longos períodos.

11. Autobronzeador

Os autobronzeadores são uma ótima opção para dias nublados que você não tem como ficar exposta ao sol.

12. Jet bronze

O jet bronze também é uma opção de produto que proporciona bronzeamento a partir da aplicação feita em clínicas de estética. O jet bronze deve ser feito em todo o corpo.

Antes de fazer qualquer aplicação de produto estético para se bronzear, é importante consultar um dermatologista para verificar se não é alérgica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!