Dica do Dermatologista

Saiba quais são as possíveis causas da coceira na cabeça

Por Redação Doutíssima 11/02/2015

A coceira na cabeça incomoda muitas pessoas. Diversos fatores desencadeiam esse desconforto capilar. Estilo de vida, fatores ambientais, acne e pele oleosa são alguns dos motivos para a formação de caspas e dermatites, que podem causar lesões no couro cabeludo se não forem tratadas da forma correta.

A coceira na cabeça pode ser um sinal que seu corpo está com algum problema.

 

Algumas causas da coceira na cabeça

 

caspa
Foto; iStock/GettyImages

1- Caspa - Também conhecida como seborréia, é uma doença capilar inflamatória que surge devido ao excesso de oleosidade do couro cabeludo. A caspa causa desprendimento de placas brancas do couro cabeludo causando coceira. Para tratar a caspa é importante a utilização de shampoo anticaspa.

psoriase-gutata
Foto; iStock/GettyImages

2. Psoríase Vulgar - É uma doença que atinge cotovelos, joelhos e couro cabeludo. No couro cabelo, surgem lesões avermelhadas, escamas secas, prateadas ou acinzentadas. É uma doença que não tem cura, mas existe tratamento.

psoriase invertida
Foto; iStock/GettyImages

3. Psoríase Invertida - É uma variação da doença psoríase que também não tem cura por ser crônica. A psoríase invertida causa coceira na cabeça, mas não é uma regra para todos os pacientes. Essa doença se manifesta com lesões úmidas, além da coceira.

tinhas
Foto; iStock/GettyImages

4. Tinhas - São micoses que atingem adultos e crianças, provocando queda de cabelo nas regiões afetadas.

estresse
Foto; iStock/GettyImages

5. Estresse - O estresse é considerado uma síndrome que afeta diversos órgãos do corpo humano. A pele está entre eles. O estresse pode causar irritação capilar, que ocasiona caspas e psoríase. Cada doença que é causada pelo estresse é tratada separadamente, mas é recomendado melhorar autoestima e aliviar o estresse com exercícios físicos.

no-low-poo
Foto; iStock/GettyImages

Mitos e verdades: 1. Lavar o cabelo todos os dias faz mal Verdade. Inclusive muitas pessoas hoje em dia são adeptas de técnicas e produtos menos agressivos para os Cabelos. Uma delas é a técnica do No/Low Poo que utiliza shampoos sem sulfato e lavagens menos frequentes dos cabelos.

Foto; iStock/GettyImages

Mitos e verdades: 2. Banho muito quente danifica os cabelos - É verdade. A água quente remove a proteção natural presente no couro cabeludo e aumenta a oleosidade do cabelo, aumentando a chance do aparecimento de dermatites.

Foto; iStock/GettyImages

Mitos e verdades: 3. Dormir com os cabelos molhados apodrece a raiz. Verdade. Dormir com os cabelos úmidos pode enfraquecer a raiz dos cabelos e causar caspa.

 

 

Complicações da  coceira na cabeça

Existem muitos produtos que proporcionam o alívio da coceira na cabeça, mas em alguns casos, a coceira causa lesões e inflamações e é necessário a utilização de antibióticos.

A coceira no couro cabeludo pode provocar o aparecimento de bactérias e fungos que causam outras doenças no couro cabeludo.

 

Quando há presença de bactérias e fungos, é necessário a utilização de antifúngicos e antibióticos. A celulite, por exemplo, é uma infecção causada por fungos ou bactérias, que precisa da intervenção desses medicamentos.

Fique atento ao surgimento de coceira no couro cabeludo e procure um médico dermatologista se a coceira atrapalhar a sua rotina.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!