Planos de Saúde > Saúde

Plano de saúde que cobre cirurgia plástica existe? Descubra

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

Quando não estamos satisfeitos com algo da nossa aparência, logo pensamos em uma reparação cirúrgica, mas será que tem plano de saúde que cobre cirurgia plástica? A verdade é que os planos de saúde não são obrigados a cobrir cirurgias de caráter estético, mas em alguns casos é possível fazer procedimentos de cirurgia plástica através do plano de saúde.

plano de saude que cobre cirurgia plastica

Não há obrigatoriedade em casos puramente estético. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, muitas pessoas possuem dúvidas sobre este assunto. A primeira coisa que é necessário saber é que nem todos os planos são iguais, apesar de existirem regras comuns, cada plano pode ter as suas próprias.

Plano de saúde cobre cirurgia plástica: situações

 

Porém, quando se tem dúvida sobre a probabilidade de um plano de saúde que cobre cirurgia plástica, é muito fácil saná-la. Basta se perguntar se ela é por uma questão de saúde ou puramente estética. Veja como isso pode se diferenciar e em que situações temos um plano de saúde que cobre cirurgia plástica.

1. Saúde x estética

Muitas pessoas já conseguiram realizar procedimentos de caráter estético através do plano de saúde. Mas é necessário saber que o plano só libera a cobertura deste tipo de atendimento quando ele for relacionado a uma questão de saúde. Esta é uma definição da lei que regulamenta os planos de saúde, a lei 9.656/98.

É visto como casos relacionados com saúde, e precisam de cobertura do plano, situações  de retirada do excesso de pele, quando o paciente passou por uma cirurgia de redução de estômago, e em função disso perdeu muito peso e ficou com excesso de pele, o que atrapalha em seu dia a dia ou compromete a sua saúde.

Inclusive, a própria cirurgia bariátrica já entrou no rol de cirurgia com cobertura dos planos de saúde, já que a obesidade é considerada uma doença. Além disso, em caso de mastectomia, é possível fazer a reconstrução da mama com cobertura do plano de saúde.

2. Conheça o seu plano

Alguns planos de saúde estão sendo oferecidos com a promessa de cobrir procedimentos estéticos. Porém, antes de contratar um plano de saúde, é necessário conhecer muito bem a proposta da operadora, assim como ler todas as cláusulas que estão sendo contratadas.

 

O que este tipo de plano pode cobrir são apenas as consultas, exames e internação hospitalar, como a maioria dos outros planos. Se você quer se tem um plano de saúde que cobre cirurgia plástica, é preciso ver se no seu contrato consta algo relacionado a cobertura deste tipo de procedimento e se a cirurgia está relacionada a uma necessidade de saúde.

Outras alternativas

O plano de saúde que cobre cirurgia plástica o faz em alguns casos, mas quando a necessidade não é devidamente comprovada, pode haver a negativa do plano de saúde. Provar que você necessita de um procedimento estético, já que este problema está prejudicando sua saúde pode ser uma tarefa um tanto difícil.

Se você receber a negativa do seu plano de saúde, pode procurar meios judiciais para garantir os seus direitos. Existem muitos casos em que a justiça determinou a realização deste tipo de procedimento através do plano. Veja se este é o seu caso e corra atrás dos seus direitos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!