Amor e Sexo

Por que dar uma segunda chance após uma traição?

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

O que você faria se descobrisse uma traição? Certamente seus amigos diriam para você terminar a relação, dar a volta por cima e procurar um novo caminho. Mas será que essa é sempre a melhor saída? Muitos que apostaram em uma segunda chance não se arrependeram da decisão. O mais importante é abrir o seu coração e se perguntar se você está disposto a perdoar.  

 

segunda-chance

É importante avaliar bem os riscos e as vantagens de voltar um relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

Mas, só entende de fato do assunto, quem está passando ou já passou por ele, e não é nada fácil, pois envolve uma série de questões delicadas. A traição é o tipo de obstáculo que parece intransponível, e isso acontece na vida de todo mundo, não é só com você.

Vale a pena dar uma segunda chance?

 

Os motivos das traições são vários, mas entre eles, o grande campeão é a fuga dos problemas conjugais, da rotina e a possibilidade de mergulhar em um mundo novo, cheio de descobertas e desejos. E aí, vale a pena perdoar?

Seria desumano afirmar que uma segunda chance nunca funciona. Há casais que conseguem ter uma relação bem melhor, com mais honestidade entre eles. Em alguns casos, o perdão esquenta a relação e o amor volta com tudo.

Para isso, entretanto, ela deve começar já com a honestidade. Seja no pedido de desculpas, seja no perdão que será dado. Se tiver que voltar só para fazer o seu parceiro sofrer pela traição, pela vingança, então você estará prejudicando não só a ele, como também a você também.

Não é fácil escolher pela nova tentativa. A segunda chance é uma atitude corajosa e trabalhosa, mas pode ser extremamente gratificante. Para saber exatamente como tomar esta decisão e o que pesar para ceder pela nova tentativa, o ideal é afastar-se da pessoa, respirar fundo, e pensar sozinho.

Somente você pode fazer um balanço do que tem de bom e ruim no seu relacionamento -, sem ouvir as opiniões alheias que, como já dissemos, costumam ser unânimes pelo fim do relacionamento.

Segundo especialistas, a realidade do casamento, por exemplo, implica em pesos diferentes na hora de dar uma segunda chance, em relação a um namoro, por exemplo.

Num casamento são depositadas muitas expectativas no parceiro e na relação, há a idealização de um amor eterno, de completude. Por isso, nestes casos, a fidelidade é mais cobrada, mas também a nova tentativa tem mais chances de acontecer.

O primeiro passo para a segunda chance

 

O perdão é o primeiro passo para poder seguir em frente numa relação abalada por uma traição. Um dos personagens deste jogo tem que pedir desculpas sinceras, e o outro precisa realmente estar disposto a perdoar, por mais que a mágoa esteja difícil de carregar e independente da razão da traição.

Se o personagem que traiu ama de verdade e quer estar com o personagem traído, deve pedir desculpas sinceras. Se, por outro lado, o traído optar por seguir a relação, deve antes de mais nada deixar para trás o que aconteceu, enterrar o passado e tentar confiar, começando do zero, como se fosse uma nova relação.

Considere ainda que numa segunda chance, ainda há o risco da “hipervigilância”, comum, mas devastadora. A solução é zerar tudo, isso é essencial para manter o equilíbrio do relacionamento.

Um bom conselho de especialistas é tentar imaginar a relação no futuro. Se você consegue se ver com a pessoa, numa relação estável, siga em frente. Caso contrário, encerre o ciclo e parta pra outra.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!