Amor e Sexo

Triângulo amoroso: veja os perigos desta relação

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

O famoso triângulo amoroso é, sem dúvida nenhuma, um dos mais antigos assuntos dentro dos relacionamentos. Se por um lado, é tentadora a atração pela contravenção sentimental de uma relação a três, por outro, pode ser o buraco sem fundo do mais nocivo veneno das relações que não terminam bem. Quem tem dois amores, pode não ter nenhum.

triangulo amoroso

Traumas, sofrimento, dor e comodidade, uma combinação nada saudável… Foto: iStock, Getty Images

E se você está entrando em uma relação a três, ou está pensando em entrar, tem que estar preparado e saber em que chão está pisando. Também precisa saber que pode sair bem machucada dessa relação, que pode começar como curiosidade ou brincadeira, e terminar como a pior relação da sua vida.

Triângulo amoroso é um jogo perigoso

 

triângulo amoroso é um jogo de expectativas. Normalmente é jogado por alguém que sempre se sentirá traído; outro alguém que sempre terá autoestima baixa e vai aceitar se envolver nestas condições; e um terceiro alguém que não leva o casamento tão à sério quanto deveria e culpa o cônjuge pela busca de um parceiro fora da relação oficial.

Todos os três, teoricamente, têm motivos de sobra para manter as coisas exatamente como estão. Nesse contexto, estão misturadas doses muito fortes de amor e comodidade. A principal motivação que leva, por exemplo, não só a pessoa traída, como também a coadjuvante desta relação a sustentar um triângulo amoroso é o medo da perda.

Esta perda nao se limita à pessoa amada mas, na maioria das vezes, de quem mantém a estrutura familiar. Isso leva as pessoas a mutilarem sua dignidade e se sujeitarem a qualquer situação simplesmente para manter os parceiros ou as parceiras do seu lado.

Uma relação a três é, quase sempre, cercada de mentiras, de aceitação de mentiras, de promessas não cumpridas e por aí vai. É uma energia mental negativa liberada, mais nociva que benéfica, porque toda fração de pensamento negativo de medo, dúvida, angústia e ressentimento atrai cada vez mais, sensações de desarmonia entre os três.

Antes de se envolver em um triângulo amoroso, é importante levar em conta de que um dos parceiros (casado) que busca uma relação fora do casamento, muitas vezes só quer agitar a própria vida sexual ou até acha que uma situação destas pode reativar sua relação oficial.

E quando há a aceitação do triângulo amoroso, ainda que ela não seja abertamente divulgada, quanto mais uma pessoa conviver com essa situação, maior será o trauma e os efeitos em sua saúde mental, principalmente se a parte traída já sofreu abuso na infância ou outro tipo de traição.

Triângulo amoroso deixa sequelas

 

Especialistas dizem que filhos de relações deste tipo também assumem as mesmas disfunções mentais, proliferando o estigma do adultério por gerações. Seja nos romances trágicos de Shakespeare, nas novelas e filmes que vemos, o triângulo amoroso aparece quase sempre como uma situação praticamente normal.

Mas na prática não é bem assim. As traições machucam um casamento e formam as feridas difíceis de serem curadas. Ao mesmo tempo, pessoas que se submetem a uma relação de adultério às vezes jogam fora a própria vida. Então, se você está entrando em um triângulo amoroso, pule fora enquanto é tempo, ou você pode se arrepender amargamente no futuro. 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!