Guia de Carnaval

Veja como preparar um escalda pés para relaxar após a folia

Por Redação Doutíssima 12/02/2015

Depois de aproveitar a folia, é hora de cuidar do corpo. Nada melhor do que um escalda pés para relaxar e recuperar as energias. Mergulhar os pés em água morna ajuda na circulação sanguínea, além de proporcionar a sensação de relaxamento.

 

escalda pes

Colocar os pés dentro de uma bacia com água morna ajuda a melhorar o cansaço. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas de escalda pés para relaxar

Utilizar escalda pés é ótimo para relaxar. É importante lembrar que a temperatura ideal da água para deixar os pés mergulhados é 37ºC no verão. A temperatura da água, no inverno, deve ser 38ºC. É indicado, para massagear os pés, a utilização de bolas de gude e até mesmo pedras.

Veja como preparar algumas receitas  que ajudarão você a relaxar:

1. Ervas

Ingredientes:

2 litros de água

Folhas de camomila

Folhas de melissa

Folhas de hortelã

Folha de erva doce

Modo de Preparo:

Ferva os dois litros de água e coloque em uma bacia. Coloque algumas folhas das ervas na bacia com água. Não esqueça de verificar a temperatura da água, para que não ocorram queimaduras. Deixe os pés submersos na água por 15 minutos.

2. Lavanda

Ingredientes:

2 litros de água

1 laranja

Bolas de gude

5 gotas de essência de lavanda

Modo de Preparo:

Ferva os dois litros de água. Corte, em três rodelas, a laranja e coloque na bacia com água, assim como os demais ingredientes. Deixe os pés submersos nessa mistura entre 15 a 20 minutos. Verifique a temperatura da água com um termômetro. Utilize as bolas de gude para massagear os pés e aliviar os desconfortos causados pelos dias de folia.

3. Chá de camomila

O chá de camomila é muito conhecido por suas propriedades relaxantes.

Ingredientes:

8 xícaras de chá de camomila

Modo de Preparo:

Coloque as oito xícaras do chá em uma bacia, deixe os pés mergulhados por 30 minutos.

4. Esfoliante para os pés

Ingredientes:

4 colher de sopa de açúcar mascavo

8 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Modo de Preparo:

Misture o óleo e o açúcar. Coloque sobre os pés e faça movimentos circulares e movimentos para cima. Depois desse processo, retire essa mistura e mergulhe os pés em água morna.

5. Escalda pés revigorante

Aprenda a fazer um escalda pés revigorante.

Ingredientes:

Grãos de feijão

Alecrim

Arnica

Sal grosso

Pétalas de rosa

Modo de Preparo:

Coloque água morna em uma bacia, de maneira que ela cubra os tornozelos. Depois, coloque todos os ingredientes na bacia. Use os feijões e o sal grosso para massagear a planta dos pés.

Recomendações para o uso de escalda pés

O escalda pés é uma ótima opção para  aliviar a dor nos pés e trazer a sensação de relaxamento depois de um dia desgastante de carnaval. Não esqueça que sapatos confortáveis também ajudam a evitar dores nos pés e futuros desconfortos. Para curtir o carnaval, evite sapatos com salto alto. Escolha sapatos como rasteirinhas ou tênis.

Após fazer o processo, é recomendado que se descanse para prolongar por mais tempo a sensação de relaxamento e bem-estar.

Escaldar os pés não é recomendado para pessoas que sofrem com arteriosclerose, doença que causa o endurecimento das artérias, devido ao aumento de circulação que esse processo proporciona.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!