Guia de Carnaval

Conheça as festas de pré-Carnaval que antecedem a folia

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

A folia vai começar. A festa popular mais aguardada pelos brasileiros inicia do dia 13 até o dia 18 de fevereiro. O Carnaval tomará conta das ruas, espalhando alegria, animação e descontração. Porém, em janeiro, a folia já começou com o pré-Carnaval pelo país.

pre-carnaval

As festas carnavalescas começam mais cedo para divertir os foliões brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

Antes mesmo do evento começar oficialmente, os foliões costumam aquecer os tamboris nas festas que tomam conta das cidades nas semanas que antecedem o início do Carnaval.

Prévia do Carnaval pelo Brasil

 

No Rio de Janeiro, os blocos de rua e os ensaios das escolas de samba esquentaram o pré-Carnaval da cidade maravilhosa. Ao todo, mais de 115 blocos desfilaram neste ano em festas carnavalescas no Rio de Janeiro, sendo que um deles reuniu mais de 100 mil foliões.

Em São Paulo, onde a cada ano que passa a festa ganha mais força, também não faltou festas carnavalescas. O Carnaval de rua aconteceu no último final de semana em diversas cidades paulistas, sendo que, em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, vários blocos e bandas percorreram as ruas das cidades fazendo a alegria dos foliões.

O mesmo ocorreu em Porto Alegre, capital gaúcha. Festas de pré-Carnaval movimentaram a cidade ao longo de várias semanas antes da folia carnavalesca, levando alegria para as ruas. Mais de 20 blocos circularam pela cidade, agitando os moradores, espalhando serpentina e confete e oferecendo alegria e diversão aos foliões.

 

Festas de pré-Carnaval na Região Nordeste

 

Com o objetivo de valorizar as manifestações culturais de chão, o pré-Carnaval da Região Nordeste brasileira é um dos mais tradicionais do país.

Em Salvador, na Bahia, as festas tiveram início em janeiro, mais de um mês antes do início oficial da folia. Todos os dias da semana são realizadas festas reunindo atrações de axé conhecidas do grande público, como Ivete Sangalo, Banda Eva, Olodum, Harmonia do Samba, Cheiro de Amor, Ju Moraes, Chiclete com Banana, Alavontê e Adão Negro.

 

Assim como em todos os anos, o Carnaval em Olinda e Recife também começa mais cedo. A prévia da festa nestas cidades começou na metade de janeiro para esquentar o ânimo do folião. Bailes tradicionais, como Bal Masqué e Baile dos Artistas, estiveram na programação de eventos que movimentaram a comunidade.

Entre os artistas que animaram os foliões estavam Del Rey, Eddie, Bell Marques, Molejo, Nação Zumbi, Otto, Thiaguinho, Céu, Claudionor Germano, Conde Só Brega, Banda Eva, Molejo, Valesca Popozuda, Ivete Sangalo, Aviões do Forró e Preta Gil, mostrando estilos bem variados.

 

Pré-Carnaval em Olinda teve bonecos

 

Em Olinda, a segunda-feira tem um significado todo especial, pos é o dia da manifestação da fé e da louvação à cultura afro-descendente e seus ancestrais. Na chamada Noite Para os Tambores Silenciosos, os grupos saíram em cortejo com dez maracatus participantes.

O principal símbolo do Carnaval olindense ganhou as ruas no último final de semana antes da Folia de Momo. Os tradicionais bonecos gigantes de Olinda fizeram a alegria nas ladeiras da cidade no pré-Carnaval.

O evento reuniu 60 bonecos que saíram em cortejo pelas ruas do Sítio Histórico ao som de muito frevo. Entre os participantes, bonecos do Homem da Meia-Noite, Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga, Michael Jackson, Galvão Bueno, Thiago Leifert e a estreia dos Beatles.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!