Qualidade de vida

Detox digital: entenda como funciona a prática

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

Você já ouviu falar em detox digital? A expressão é usada para quem precisa dar um tempo no vício de ficar no celular e conectado 100% do tempo à internet, tendo dificuldade para desconectar até na hora do banho.

detox digital

Uso de celular em excesso prejudica o organismo e a vida social das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Para ter uma ideia da dimensão do que os Smartphones provocaram na vida das pessoas, tem gente que admite dormir duas ou três horas por dia porque, quando deita, ainda fica olhando e-mail, redes sociais ou navegando por sites diversos.

Hoje em dia, existe até aplicativo para ajudar a controlar o uso excessivo de celular, como o Moment e o Break Free. Mas para que o detox digital aconteceça, você tem que querer.

 

Cinco dicas para quem quer fazer detox digital

 

Fazer um detox digital envolve, para algumas pessoas, muita ansiedade. Por isso, planejamento e foco são necessários. Veja cinco dicas de como você pode se organizar para dar um tempo na tecnologia.

 

1. Tenha certeza que você quer fazer

Não basta estar a fim, tem que querer se desconectar. Assim como qualquer vício, só há controle ou desapego quando a pessoa realmente quer se libertar. Com a tecnologia, não é diferente. Então, reflita e veja se você realmente que iniciar um detox.

 

2. Organização e foco

Assim que a decisão for tomada, é preciso definir o momento que será feito o detox. O ideal é que seja durante um final de semana, quando se está de folga do trabalho.

Olhe o e-mail corporativo ainda na empresa e só abra novamente na segunda-feira. Em casa, deixe de lado o celular, se possível, desligue-o.

 

3. Aposente os sinais sonoros

Desligue todos os sinais sonoros do seu celular, assim você não cai na tentação de ver o que chegou com o barulhinho alertando. Esse é um bom truque para começar a ter outro tipo de relação com seu smartphone.

 

4. Detox em parceria

Convide um amigo ou seu namorado para fazer um detox junto com você. Assim, fica mais fácil. Um incentiva o outro.

 

5. Varie suas atividades

Ficar em casa sem fazer nada é pedir para boicotar o seu detox digital. Faça atividades que lhe dão prazer e convide quem você gosta para estar do seu lado.

 

Sinais de que você precisa fazer um detox digital

 

Não basta sua mãe ou seu namorado dizer, seu corpo precisa sentir que você está muitas horas por dia conectado.

Aqui vai uma pequena lista de coisas que indicam que você precisa de um detox digital – concordando com cinco delas já é sinal de alerta.

 

1. Vista cansada

 

2. Dor de cabeça

 

3. Sono prejudicado

 

4. Pânico de ter esquecido o celular em casa

 

5. Você não conversa com o seu colega de trabalho. O contato é por troca de mensagens por celular ou por email

 

6. Refeição em família é apenas de corpo presente e celular na mão

 

7. Você trabalha fora do horário

 

8. Leva o smartphone até para o banheiro

 

9. Conversa olho no olho é um martírio

 

10. Necessidade de registrar e compartilhar cada momento

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!