Moda

Lumbersexual: descubra o que é essa nova tendência masculina

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

Para a mulherada esperta e homens antenados, o novo estilo dos homens modernos agora é o lumbersexual. Os lambers são iguais aos metrossexuais, só que ao contrário.

lumbersexual

Menor preocupação com padrões estéticos caracteriza nova tendência masculina. Foto: iStock, Getty Images

O estilo certinho, com a roupa combinando e justa, cabelos cortados e impecáveis e barba bem feita dos homens metrossexuais vai dar lugar ao lumbersexual.

Ou seja, o cara com estilo mais ‘largado’, casual e natural. Barba por fazer, cabelos compridos e despenteados são a nova tendência de moda masculina.

 

A origem do lumbersexual

 

Mesmo o nome sendo incomum, a nova tendência de moda masculina identificada pela mídia internacional é algo muito antigo. Isso porque o novo estilo é inspirado nos lenhadores, uma profissão centenária e personificada por homens brutos, fortes e ‘desleixados’.

 

Por isso o nome lumbersexual, que é a junção de lumberjack, em português significa lenhador, e sexual. Um dos primeiros a identificar e adotar a nova tendência masculina foi Tom Puzak, do site GearJunkie.com, que já arrecadou mais de 13 milhões de seguidores no Instagram.

 

Compondo o estilo lumbersexual

 

O homem lumbersexual é aquele que largou o estilo simétrico e os hábitos ‘metro’, para adotar um ar mais rústico e natural, que lembra a vida ao ar livre e sem muita tecnologia.

Claro que a tendência não é deixar a higiene pessoal de lado, mas sim se preocupar um pouco menos com padrões estéticos.

Nessa nova tendência, a virilidade do sexo masculino é explorada, deixando mais explícitos os traços naturais do homem e abandonando certas silhuetas femininas do modo de se vestir e se cuidar deles.

Além das características do lenhador, principal inspiração do estilo, em certo momento os lambers adotam os hábitos do bear – grupos homossexuais caracterizados por homens barbudos e tatuados, muito comuns em filmes americanos.

Aliás, a principal característica dos homens que adotarem a tendência é a barba longa e cheia.

Cabelos compridos, bagunçados e com cortes desalinhados serão os responsáveis por dar aquele ar de desleixo, as tatuagens são o toque moderno para o estilo centenário dos lenhadores.

 

No armário dos lambers, algumas peças não poderão faltar. Tecidos mais pesados e autênticos são os mais indicados, como o couro e o denim bruto e a flanela. Calças e camisas apertadas serão substituídas por cortes mais amplos e largos.

As camisas de flanela xadrez voltam à moda depois de alguns anos em desuso, assim como as calças largas e confortáveis e os gorros de malha. As botas com design mais rústico também serão peças importantes na composição do look lamber.

 

Famosos que aderiram ao estilo 

 

A nova tendência de comportamento e estilo dos homens, o lumbersexual, também foi adotada por alguns famosos. Entre os americanos, destaca-se o ator Hugh Jackman, que interpretou o personagem ‘Wolverine’ nos cinemas, e Vincent Gallo.

O ator escocês Gerard Butler, que fez filmes como “300”, “Caçador de Recompensas” e “Como treinar seu dragão”, também aderiu à tendência. Entre os famosos brasileiros, os atores Cauã Reymond, Bruno Gagliasso e Alexandre Nero também estão inseridos nos lambers.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!