Gestante

Saiba quais são os principais cuidados da grávida ao volante

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

Estar grávida requer muitos cuidados, mas isso não necessariamente significa que a mulher precisa ficar em casa. Mulheres no período da gravidez podem dirigir.

gravida

Dirigir na gravidez exige cuidados extras para a segurança da mulher e do bebê. Foto: iStock, Getty Images

Atualmente, com a rotina agitada, dirigir faz parte da mulher contemporânea. Porém, as gestantes devem evitar tumultos e demais esforços que possam prejudicar a saúde dela ou do bebê.

 

Grávida ao volante

 

Em 1997, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, gestantes só podiam dirigir até o quinto mês da gravidez. Essa restrição se dava em função do crescimento do bebê. A partir do sexto mês, o bebê fica mais agitado,movimenta-se mais e pode tirar a atenção da grávida ao volante. Entretanto, o atual Código de Trânsito Brasileiro retirou as restrições antes feitas às gestantes.

Atualmente, se a gravidez não for de risco, a grávida pode dirigir até o nono mês. Entretanto, isso se torna mais desconfortável. O cinto aperta a barriga, as pernas incham e os reflexos se tornam mais lentos. Por isso, todo cuidado é pouco nessa fase delicada da mulher.

 

Para dirigir com segurança, a gestante deve observar a posição do cinto, o espaçamento da poltrona e a velocidade permitida na via.

 

Essas são medidas de segurança simples que podem evitar partos prematuros, hemorragias e, até mesmo, perda do bebê. Cuidados com as pequenas freadas, elas podem causar hemorragia e ruptura do útero.

Para deixar o cinto na posição correta, que não trará desconforto ou lesões, a gestante deve deixar a faixa diagonal passando por cima do ombro e entre os seios. Já a faixa horizontal deve passar abaixo do útero.

A posição ideal da poltrona é quando se consegue formar um ângulo de 90 graus entre a lombar e as coxas. É importante que a gestante consiga esticar as pernas para evitar choques com o volante.

 

As mulheres mais baixas podem achar difícil encontrar uma posição confortável e segura, pois o afastamento do volante implica em um distanciamento dos pedais também.

As ruas apresentam perigos que merecem atenção. Mas quando se trata de gestantes, os cuidados devem ser muito maiores.

 

Quando a barriga atinge um tamanho que fica muito próximo ao volante, o perigo cresce, pois qualquer freada brusca pode causar lesões à gestante e ao seu bebê. O volante deve ficar a 15 cm do abdômen.

Grávida ao volante e os cuidados necessários

No inicio da gravidez, os enjoos são mais frequentes e, por isso, muitas gestantes recorrem a medicamentos para enjoo. Não é recomendado que a gestante continue dirigindo se estiver tomando medicamentos para não se sentir enjoada ou hormônios que evitam o aborto, pois causam sonolência.

A grávida deve evitar ficar muito tempo sem se alimentar. Períodos longos de jejum, que ultrapassem quatro horas entre uma alimentação e outra, podem levar a hipoglicemia que causa sonolência e tortura. Calor e desidratação provocam os mesmo sintomas que a hipoglicemia.

Outro perigo ao dirigir o aparecimento de câimbras, pois isso causa a restrição momentânea de movimentos.

 

Devido ao inchaço nos pés, hipoglicemia e estresse, a grávida deve evitar ficar muito tempo ao volante. Também é necessário que a direção seja ainda mais defensiva e que a gestante fique alerta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!