Moda

Ainda não sabe como fazer nó de gravata? Veja dicas

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

Seja em uma formatura, em um casamento, em um evento social ou, dependendo da atividade exercida, no dia a dia, a gravata é um acessório indispensável para dar mais estilo, credibilidade e personalidade ao homem. Por isso, é importante saber como fazer nó de gravata.

como fazer no de gravata

A escolha do nó de gravata deve levar em consideração a ocasião e o dress code. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer nó de gravata é um problema

Diversos problemas surgem na hora de fazer o nó na gravata, pois nem todos os homens sabem como fazer nó de gravata. A tarefa, apesar de parecer, não é um bicho de sete cabeças.

A primeira etapa desta missão é escolher o nó de gravata adequado ao tipo de ocasião. Há em torno de 85 tipos de nós de gravatas que podem ser feitos para acompanhar seu traje.

Basta observar qual deles se encaixa melhor com seu estilo, com a ocasião, com o colarinho e com o seu biótipo físico. Além do nó simples, chamado de four in hand, o meio duplo ( ou meio Windsor), e o duplo (ou o Windsor) são os tipos mais comuns de nós de gravatas.

O tecido da gravata também deve ser levado em conta na hora de se aprender como fazer nó de gravata. O jackquard de seda, por exemplo, não costuma ficar bem em nós mais volumosos, por ser um tecido mais grosso. Já a Hermes, de seda pura, é ideal para usar o nó Winsor.

Assim como o visual, o tipo de gravata também deve levar em consideração o ambiente. A gravata borboleta, por exemplo, não se encaixa em qualquer ocasião.

Por isso, antes de escolher e aprender como fazer nó de gravata, observe e se informe sobre o dress code, ou seja, a regra de vestuário do ambiente em que você vai.

 

Como fazer nó de gravata em cada ocasião

A melhor maneira de aprender como fazer nó de gravata é treinando. A prática leva à perfeição. O essencial para isso é ter em mente que o importante para conseguir fazer nó de gravata é manter uma harmonia entre a lapela da camisa, o colarinho, o nó de gravata e o pescoço.

Além disso, apesar de haver diversos tipos de nós de gravata, algo mantido em todas é que a ponta da gravata sempre deve estar na altura da ponta da fivela do cinto, independente se a pessoa é magra, gorda, baixa ou alta. O prendedor de gravata, que voltou a ser incorporado a este acessório, deve ser colocado no meio dela.

 

Quem tem o hábito – ou precisar usar gravata diariamente -, não deve repetir o mesmo modelo dois dias seguidos. Também não se deve deixar o nó pronto, apenas afrouxado.

O ideal é saber fazer o nó em cada ocasião que ela será utilizada. O ato de refazer o nó da gravata com freqüência, além de não estragar o acessório, possibilita que você pratique diversos tipos de nós.

Atualmente, há três modelos diferentes de gravata. A Skinny, aquela fininha, é o modelo que está mais na moda e geralmente tem entre quatro e sete centímetros.

Já as gravatas médias, mais tradicionais, têm entre oito e nove centímetros. As mais largas são as que passam de nove centímetros. Para ficar elegante, também é importante a combinar gravatas com o restante da produção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!