Amor e Sexo

Amor na terceira idade: o desafio de manter a chama

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

Todos costumamos nos inspirar em histórias de amor na terceira idade, sejam antigas e que vêm sendo escritas há muito tempo, sejam elas novas que demonstrem a descoberta e a vontade de amar novamente.

E para os protagonistas do amor na terceira idade, será que é uma tarefa fácil manter a chama acesa e continuar escrevendo esses belos e inspiradores versos que servem de exemplo para tanta gente?

amor na terceira idade

A passagem dos anos não é motivo para o fim do sexo e da demonstração de carinho. Foto: iStock, Getty Images

Desafios do amor na terceira idade

 

Engana-se quem pensa que o amor na terceira idade não precisa superar desafios. Realmente, os idosos também passam pelos percalços do tempo, como a rotina, as doenças, os problemas com dinheiro e daí por diante.

Esse amor distingue-se dos mais modernos, porém, porque as pessoas nele envolvidas sabem que é interessante ter um companheiro ou uma companheira para toda vida, o que facilita superar esses obstáculos que a vida nos coloca.

Muitas vezes, porém, apenas a força de vontade no amor na terceira idade não basta, já que é preciso manter a chama acesa e preservar o relacionamento. Quer saber um pouco mais sobre como fazer isso? Confira abaixo.

Sexo e amor na terceira idade

 

É um grande tabu afirmar que o envelhecimento significa o final das relações sexuais. Algumas condições realmente podem dificultar as coisas, mas se você tem uma boa saúde, cuida da sua autoestima e, mais importante, tem uma companhia que também possui o desejo, ele é plenamente possível.

E isso, sem dúvidas, é um fator importante para manter o vigor dos relacionamentos, mesmo com o passar dos anos e com todo o desgaste que eles impõem.

É preciso aceitar, porém, que, com o tempo, o nosso corpo acaba mudando, e que precisamos nos adaptar a essas mudanças. Para os homens, por exemplo, as coisas acontecem mais devagar, e depois de uma noite de sexo talvez eles precisem aguardar alguns dias até poderem ter outra relação íntima.

Para as mulheres, por outro lado, a capacidade de lubrificação da vagina diminui, o que torna o sexo um pouco mais doloroso.

Entender essas mudanças, e tentar se adaptar a elas, é fundamental para manter a chama do amor na terceira idade bem viva.

Espaço para a intimidade

 

Além de compreender as mudanças que ocorrem com o corpo humano através dos tempos e de se adaptar a elas, para superar o desafio de manter a chama acesa no amor na terceira idade é importante que o casal tenha um ambiente para viver a sua intimidade.

É que, muitas vezes, em determinada idade, os filhos levam seus pais para morar consigo, já que eles precisam de cuidados especiais.

Não há nada de errado nisso, mas para que o amor na terceira idade seja pleno, é preciso encontrar, mesmo nessas situações, uma alternativa para possibilitar a eles um ambiente em que possam ter momentos íntimos e só deles.

Valores do amor na terceira idade são diferentes

 

Por fim, é importante que o casal que vivencia um amor na terceira idade saiba que os valores da época em que eles se casaram eram diferentes, e que eles não precisam se adaptar à modernidade para continuarem integrados na sociedade.

Atualmente os casais mais jovens, em muitos casos, valorizam coisas que podem ser vistas como mais superficiais, mas isso não deve afetar aqueles que já têm um caminho traçado há muitos anos.

Portanto, apegar-se a esses valores, como o respeito, o carinho e o companheirismo, é uma excelente forma de manter o amor na terceira idade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!