Motivação

Aprenda como melhorar a memória com 8 dicas

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

O esquecimento pode estar ligado à falta de memória e também à falta de atenção. O problema atinge pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais e pode causar transtornos no trabalho, estudos e em atividades rotineiras.

 

como melhorar a memoria

Exercitar o cérebro e ter uma boa noite de sono ajudam a melhorar a memória. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas de como melhorar a memória

Fique atento às oito dicas de como melhorar a memória que separamos:

1. Ambiente

O ambiente é muito importante no processo de memorização. Por isso, procure estudar e trabalhar em ambientes adequados, que estimulem e não atrapalhem a sua concentração. Os lugares mais indicados são os silenciosos, iluminados e organizados.

2. Noite de sono

Procure dormir pelo menos oito horas sem interrupções por noite, pois o sono e o cansaço prejudicam a atividade cerebral.

3. Folga

Tirar férias de tempo em tempos e ter horas de folga para praticar atividades de lazer são importantes para manter a sua mente arejada.

4. Foco em uma tarefa

Fazer uma coisa por vez também é essencial, já que ao realizar várias atividades simultaneamente, você poderá deixar informações importantes passarem despercebidas.

5. Remédios

Evitar a ingestão de remédios para dormir é outra dica de como melhorar a memória. Estes medicamentos afetam o potencial de memorização de dados quando usados com muita frequência.

 

6. Exercitar o cérebro

É fundamental exercitar o cérebro para não sofrer de falta de memória. Fazer isto pode ser mais simples do que você pensa. Mudar o caminho para o trabalho, escovar os dentes usando a outra mão, trocar suas coisas de lugar, praticar esportes, dançar e ler são bons exercícios cerebrais.

7. Álcool

Não tome bebidas alcoólicas. Em longo prazo, o consumo excessivo pode acarretar na diminuição cerebral e casos graves de esquecimento. O cigarro também não é aconselhável, já que leva a quadros de isquemias cerebrais.

8. Associação

Associar coisas difíceis de memorizar a outras mais fáceis é outra alternativa de como melhorar a memória.

 

Como melhorar a memória com a alimentação

 

Comer bem e de maneira correta é outra dica de como melhorar a memória. Isso porque alimentos pesados e de difícil digestão prejudicam o fluxo sanguíneo para os intestinos, o que deixa o cérebro preguiçoso. Prefira alimentos ricos em ômega 3, vitaminas B12, ferro, fósforo, zinco e cafeína.

O café e o chocolate meio amargo, por exemplo, estimulam a concentração e, por consequência, a memorização. O salmão também ajuda, já que o ômega 3 é uma de suas propriedades e influencia no desempenho do cérebro.

 

Outros alimentos importantes são o ovo, as nozes, o leite, o gérmen de trigo e o tomate. Beber bastante água todos os dias é igualmente fundamental.

 

Falta de memória pode ser um sintoma de doenças

 

Se você seguiu todas as dicas de como melhorar a memória, e ainda assim está sofrendo de esquecimentos grandes e contínuos, procure um médico, pois você pode estar sofrendo de alguma doença.

Uma das doenças mais conhecidas é o Alzheimer. Ele atinge 7% dos idosos e causa a morte das células cerebrais e a perda de funções cognitivas, mas se tratada no início pode ter os sintomas controlados.

O esquecimento também pode ser sintoma de depressão, já que a doença deixa os processos cerebrais mais lentos. Em pacientes com sintomas de ansiedade, acontece a mesma coisa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!