Exercícios

Aprenda a usar o aparelho de abdominal e aprimore seus treinos

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

O aparelho de abdominal pode se tornar uma ótima alternativa para as pessoas que querem ter uma barriga sarada, mas não têm tempo ou dinheiro para frequentar uma academia.

 

aparelho de abdominal

O equipamento para fazer abdominais é eficiente se for usado de forma correta. Foto: iStock, Getty Images

 

Ele tem um fácil manuseio, além de ser prático e relativamente pequeno para se manter guardado em casa.

Uma rotina de cerca de 40 minutos diários, mesclando o uso do aparelho de abdominal com outros exercícios aeróbicos e alongamentos, é capaz de eliminar os quilos extras em pouco tempo.

Entretanto, para que isso funcione, é essencial manter uma alimentação pouco calórica, sem a presença de gorduras.

 

Como usar o a aparelho de abdominal corretamente

 

Antes de começar a realizar os exercícios no aparelho de abdominal, procure se alongar e fazer alguma outra atividade que aqueça seus músculos. Isso irá evitar lesões. Ficar na posição adequada no aparelho também é muito importante.

Geralmente, o equipamento vem acompanhado de um colchonete para proteger sua coluna. Encosto de cabeça, bem como as marcações para as mãos também fazem parte do produto, para que você faça os abdominais na posição correta.

Procure instalar o equipamento em um lugar arejado e com bastante espaço. Use sempre roupas leves e apropriadas para a realização de atividades físicas. Outro lembrete é sempre deixar uma garrafa de água por perto para se manter hidratado durante o exercício.

Grande parte dos fabricantes do aparelho de abdominal enviam junto ao produto cartilhas, manuais e, até mesmo, vídeos explicativos de como fazer os exercícios.

Tente seguir as orientações do fabricante ou procure a ajuda de um profissional de educação física para não se machucar.

A posição mais indicada para a prática é a que você fique deitada com o tronco sobre o colchonete, com a coluna reta e a cabeça sobre o apoio de nuca do aparelho. Seus joelhos devem estar flexionados em um angulo de 90 graus e os pés firmes no solo.

Para que o treino surta efeito, procure manter o abdômen contraído e incline seu tronco com a ajuda do aparelho por cerca de 45 graus. Não se esqueça de posicionar as mãos corretamente.

 

Cuidados com o uso do aparelho de abdominal

 

Embora seja um equipamento simples, se usado incorretamente o aparelho de abdominal pode causar problemas de saúde. Pessoas que não são acostumadas a praticar exercícios físicos devem começar a utilização do produto de maneira controlada.

É importante também dar descanso para os músculos. Exercitá-los demais e com sobrecarga poderá causar lesões e efeitos contrários.

Portanto, dê, pelo menos, 24 horas de intervalo entre os seus treinos em cada região do corpo.

 

Lembre-se também que é fundamental o uso do colchonete para evitar lesões na coluna. Fazer exercícios com o aparelho com as costas apoiadas no chão está extremamente proibido.

No início da realização dos abdominais, o usuário provavelmente sentirá a sensação de queimação nos músculos do abdômen.

Isto é normal e sinal de que o aparelho está fazendo efeito e trabalhando a região. Porém, caso a dor seja no pescoço ou em outros músculos, pare o exercício de imediato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!