Dica do Nutricionista

Silício orgânico: descubra os benefícios e saiba como usar

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

O silício é um nutriente, presente no organismo humano, responsável pela firmeza, força e juventude da pele, unhas e cabelo. Entre os 20 e 80 anos, perdemos em torno de 1% da propriedade natural anualmente, podendo totalizar até 80%.Para recuperar este número, foi criado o silício orgânico.

silicio organico

Suplemento pode ajudar na reconstrução celular e no rejuvenescimento corporal. Foto: iStock, Getty Images

O produto é uma espécie de suplemento alimentar, que trabalha como um lifting natural, já que ameniza a perda do nutriente.

Ele age diretamente na construção celular, reequilibra as funções vitais e desintoxica o organismo, recuperando, assim, até 40% da beleza dos locais atingidos.

Composto principalmente por queratina, colágeno e elastina, o silício orgânico é sucesso no Brasil e na Europa quando o assunto é rejuvenescimento.

Suas propriedades antioxidantes fizeram com que ele se tornasse um dos nutri-cosméticos de antienvelhecimento mais procurado pelas mulheres.

 

Os benefícios do silício orgânico no organismo

 

Assim como todos os nutri-cosméticos, o silício orgânico age de dentro para fora no corpo, recuperando as “proteínas da beleza”.

Ele é um produto complexo, pois é capaz de recuperar membranas e ossos desgastados, bem como auxiliar no processo de cicatrização, fortalecimento e regeneração.

Na pele, por exemplo, a reposição do nutriente, por meio da suplementação, favorece a elasticidade, preenche e previne sinais de rugas e linhas de expressão e combate o envelhecimento precoce.

 

Enquanto isso, o bulbo capilar também ganha com o produto, já que o nutriente tem ação de fortalecimento e anti-queda dos fios. Ao mesmo tempo, ele favorece a formação de cabelos mais grossos e bonitos.

A queratina, presente no silício orgânico, é importante para a saúde das unhas, visto que o nutriente é o principal responsável pela força delas. Portanto, usar o produto as protege deixando-as mais firmes e menos quebráveis.

Além dos benefícios já citados, o produto trabalha também na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose. Isso acontece porque o suplemento favorece os depósitos de cálcio do organismo, principal nutriente responsável pela força dos ossos.

 

Quem pode e como usar o silício orgânico

 

A perda de queratina, colágeno e elastina, no corpo, começa a acontecer a partir dos 20 anos de idade. Portanto, não é recomendável tomar o silício orgânico antes deste período.

O mais indicado é procurar um médico especialista, como um nutricionista, para começar a ingerir o produto.

Geralmente, a quantidade correta que você deverá ingerir do suplemento é ditada pelo seu médico ou está descrita na bula do produto. Na maioria dos casos, é indicado tomar um miligrama para cada um quilo do peso corporal todos os dias.

Para fazer efeito, o tratamento precisa ser mantido por, no mínimo, três meses, mas os benefícios começam a ser percebidos com seis semanas de uso, em média.

O produto é encontrado em farmácias, casas de suplementos alimentares ou pela internet. O preço varia entre R$ 40,00 e R$ 80,00.

O silício é um nutriente que está presente em alimentos como a aveia, o arroz, o milho e a cevada. Com a idade, o corpo já não tem mais a mesma capacidade de absorção do nutriente. Portanto, é essencial a suplementação alimentar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!