Vitaminas

Vitamina B6: descubra os benefícios e inclua na alimentação

Por Redação Doutíssima 14/02/2015

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é um dos oito complexos da vitamina B. Ela é importante para o funcionamento e proteção dos sistemas imunológico e nervoso.

vitamina b6

Irritabilidade, cansaço e ansiedade podem ser sintomas da falta de piridoxina. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, ajuda na manutenção do sono e do humor, garante pele e músculos saudáveis e trabalha na geração de energia para o corpo.

Outro beneficio desse complexo vitamínico é na prevenção de doenças cardiovasculares, já que ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, o nutriente age na metabolização de proteínas e carboidratos no organismo, regula a glicose e produz anticorpos e hormônios.

 

Alimentos ricos em vitamina B6

 

Como foi possível perceber, a vitamina B6 é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. A única maneira de evitar que falte o nutriente no organismo é ingerindo alimentos ricos nele, pois o corpo não é capaz de produzi-lo em quantidade adequadas.

 

Confira a seguir uma lista com alguns alimentos ricos na presença da piridoxina:

1. Carne vermelha

As carnes vermelhas são fontes ricas do nutriente.

2. Frango

Cada pedaço de frango grelhado pode ter até 0,64 miligramas de piridoxina.

3. Peru

Uma porção de peru tem em torno de 0,55 miligramas.

4. Peixe

A albacora, uma espécie de peixe, tem 1,8 miligramas da vitamina em cada porção de 100 gramas.

5. Salmão

Outro peixe rico na substância é o salmão, com 0,52 miligramas por pedaço. A mesma quantidade é encontrada em porções de pargo cozido.

6. Alabote

O alabote tem um pouco menos, cerca de 0,45 miligramas.

7. Bacalhau

 

Bacalhau, atum, linguado e truta também são fontes da vitamina do complexo B6.

8. Legumes

Legumes são ótimas fontes de piridoxina, além de possuírem pouca gordura. Entre os principais estão o espinafre, o pimentão, a batata cozida, o brócolis, o inhame, a ervilha, o nabo e os aspargos;

9. Sementes

A cada seis gramas de nozes, avelãs, castanhas ou sementes de girassol há em torno de 0,6 miligramas do nutriente. Estes produtos podem ser consumidos junto com frutas e iogurtes.

10. Trigo

O gérmen de trigo possui 3 miligramas de vitamina B6 por cada porção de 100 gramas.

11. Cereais

Pão de trigo integral, cereais e outros farelos integrais também são fontes pouco calóricas da substância;

12. Feijão

O feijão, o grão de bico, a soja, a lentilha, entre outros grãos e leguminosos possuem altos índices vitamínicos.

 

Sintomas causados pela deficiência da vitamina B6

 

A deficiência e falta de vitamina B6 pode causar vários problemas de saúde. Por isso, é muito importante ingerir alimentos que são fontes do nutriente todos os dias. Entre os mais graves, podemos citar a anemia, as confusões mentais e convulsões.

Os sintomas secundários da falta do nutriente são a irritabilidade; distúrbios do sono; fadiga; dermatite; cansaço; dores de cabeça; depressão; ansiedade; perda de memória e concentração e formigamento, principalmente nos membros inferiores.

Em alguns casos, a deficiência do nutriente danifica o sistema imunológico, deixando a pessoa mais vulnerável a outras doenças. Inchaços e inflamações na boca e língua também podem ocorrer.

Entretanto, consumir a vitamina B6 em excesso pode causar lesões cerebrais e na medula óssea. O mais indicado é procurar um médico, principalmente antes de tomar suplementos alimentares.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!