Cabelos

É possível prevenir o aparecimento de cabelo branco? Descubra

Por Redação Doutíssima 15/02/2015

Se tem uma coisa que deixa qualquer mulher nervosa é encontrar um fio de cabelo branco prematuro. Pior ainda quando isso acontece antes dos trinta anos.

cabelo branco

Alimentação adequada e balanceada pode ajudar a prevenir os cabelos brancos. Foto: iStock, Getty Images

As razões para o aparecimento deste ‘inimigo’ da estética são várias, portanto não se preocupe, pois nem todas estão ligadas à idade avançada.

O motivo mais provável é a genética. Se sua mãe, pai ou avós tiveram cabelo branco ainda quando eram jovens, você geralmente também terá.

A falta de alguns nutrientes, como cobre, vitaminas e queratina no corpo podem ser outra explicação para o problema, assim como o alto nível de estresse.

 

Soluções caseiras para evitar o cabelo branco

 

Colocar tinta nos fios sempre que aparece um branco não é a melhor solução para o problema, assim como arrancá-los também não é.

No lugar de eliminar o cabelo branco, a tintura pode danificar ainda mais o bulbo capilar e fazer com apareçam mais alguns deles.

Existem algumas dicas caseiras que ajudam a evitar o aparecimento deles. É claro que estas receitas não fazem milagres, mas podem ajudar a retardar os fios brancos. Confira alguma delas:

 

1. Manteiga

Passar manteiga nos cabelos duas vezes na semana é uma dica bem útil, isso porque ela possui substâncias que retardam o desbotamento da cor dos cabelos.

Contudo, não substitua manteiga por margarina. Os dois produtos são diferentes, já que a primeira é feita com gordura vegetal e a segunda com a animal.

2. Suco de amaranto

Lavar os cabelos, eventualmente, com suco fresco de amaranto também ajuda a combater o problema.

2. Óleo de groselha

O óleo de groselha espinhosa da Índia com óleo de coco é outra dica. A groselha é um ótimo tônico natural e vai fortificar a pigmentação do seu cabelo.

Ferva pedaços de groselha seca junto ao óleo de coco até que se dissolva totalmente e forme um óleo escuro.  

Alimentação adequada previne o cabelo branco

 

O aparecimento do cabelo branco pode estar ligado à má alimentação, seja por falta de nutrientes no organismo ou por problemas no fígado e nos intestinos. O excesso de sal também pode acarretar o surgimento prematuro do problema.

Consumir pouco cobre na alimentação diária contribui para o aparecimento dos ‘branquinhos’. Então, procure comer, sempre que possível, alimentos ricos no nutriente. Alguns deles são: batata, cacau, abacate, frutas secas, mariscos e legumes.

Para melhorar sua alimentação e evitar o aparecimento do cabelo branco, evite comer alimentos salgados, como batatas fritas, queijos e pastéis, em excesso.

Substitua, sempre que puder, o sal de cozinha pelo sal marinho, este é rico em minerais e oligoelementos.

Problemas capilares, como a perda de pigmento, podem estar ligados a transtornos no fígado, intestinos e vesícula. Estes órgãos são prejudicados quando há uma alimentação inadequada ou altos níveis de estresse e aborrecimento.

Os distúrbios no fígado, intestinos e vesícula podem ser evitados de algumas maneiras. A primeira, e principal, delas é evitar comidas pesadas e de difícil digestão no jantar. Opte por legumes, frutas, sopas, molhos e peixe.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!