Filhos

Sling: descubra o que é a tendência e saiba como usar

Por Redação Doutíssima 15/02/2015

O sling é um carregador de bebês feito de pano que permite que a mãe carregue o filho junto ao corpo desde o primeiro dia de nascimento. O utensílio lembra uma ‘mamãe canguru’ e é inspirado em tradições de países do continente africano.

sling

Acessório para carregar bebê proporciona liberdade e conforto para as mães. Foto: iStock, Getty Images

Além de ser confortável para o bebê, pois lembra as condições de quando ele estava no útero, o sling facilita a mobilidade da mãe, já que ela fica com as mãos livres.

Por conta disso, é possível que a mulher realize suas atividades diárias sem se desgrudar de seu filhote.

 

Formas de usar o sling

 

A mulher poderá carregar seu filho no sling até os três anos de idade ou até ele ter, no máximo, 20 quilos.

Após os nove meses, ou quando a criança começar a se sentar, é importante diminuir a frequência de uso do acessório para estimular o desenvolvimento da coluna do bebê e não prejudicar a da mãe.

É essencial também carregar a criança na posição adequada, para que ela não se machuque ou tenha problemas respiratórios ou de desenvolvimento. Por isso, confira as melhores maneiras de se carregar o bebê:

1. Dos zero aos quatro meses

A cabeça do bebê precisa ficar apoiada em seu peito e as pernas esticadas pelo restante do comprimento do acessório.

Se a criança for maior, as pernas ficarão levemente dobradas. É normal que a criança pareça espremida, mas é a forma como ela estava no útero.

Para colocá-lo nesta posição, o segure com seu braço de maneira que o peito dele fique sobre o seu. Abra o saco e deslize a criança para dentro dele com cuidado.

2. Dos três aos nove meses

Nesta fase, o bebê já terá o corpo mais firme, então você poderá colocá-lo sentado dentro do acessório.

As costas dele deverão ficar apoiadas em seu estômago e as pernas cruzadas (como ‘indiozinho’). Tenha cuidado para a costura do pano ficar alinhada ao seu umbigo.

A maneira mais fácil de colocar o bebê nessa posição é segurando ele de costas contra o seu peito e apoiando a cabeça sobre o seu ombro.

 

Vantagens do uso do sling

 

O uso do sling traz vantagens para mamães e bebês, entre elas:

1. Vínculo

O contato do corpo de mãe e filho fortalece o vínculo entre eles.

2. Mantém a calma

Estar perto do cheiro e do coração da mãe acalma a criança, pois era assim no útero.

3. Momento da amamentação

A privacidade e a mobilidade, na hora da amamentação, aumentam.

4. Campo de visão

O campo de visão do bebê no acessório é maior do que o do bebê que é carregado no carrinho.

5. Independência

Crianças que usam o acessório são mais calmas, além de desenvolverem melhor as atividades cerebrais e se tornarem independentes mais cedo que as outras.

6. Liberdade

 

A mãe tem mais liberdade para se movimentar em locais com muita gente. Também fica com as mãos livres para desempenhar outras atividades.

7. Peso

O peso da criança fica distribuído por todo o corpo da mãe dentro do sling, diferente do que acontece quando ela está no colo, por isso, prejudica menos a coluna.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!