[the_ad_group id="16403"]
Exercícios

Ainda não sabe usar o TRX? Descubra e aprimore os treinos

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

O TRX foi criado por um soldado da marinha americana que observou a necessidade que os soldados tinham de manter a boa forma física. Esse aparelho pesa pouco menos de um quilo, pode ser colocado em qualquer estrutura fixa e não necessita de muito espaço para que seus exercícios sejam executados.

trx

Equipamento composto por tiras de nylon ajuda a realizar exercícios funcionais. Foto: iStock, Getty Images

Hoje, esse aparelho é composto por tiras de nylon unidas a um gancho e manoplas. As manoplas são iguais as que são usadas em outros aparelhos na academia.

Os exercícios propostos pelo TRX trabalham, principalmente, os músculos responsáveis pela sustentação e postura do corpo. É justamente por isso que esse treino ganhou tantos adeptos.

Os exercícios convencionais das academias trabalham os músculos de maneira isolada, já o treino suspenso trabalha todo o corpo de maneira integrada durante toda a aula.

Benefícios do TRX nos treinos

O TRX já recebeu muito nomes, mas é mais conhecido por treino suspenso. Veja os benefícios que o treino com esse aparelho pode trazer para seu corpo.

1. Flexibilidade

 

2. Coordenação

 

3. Equilíbrio

 

4. Emagrecimento

 

5. Aumento da força muscular

 

6. Agilidade

 

7. Definição corporal

 

8. Postura corporal

O treino suspenso usa o peso do próprio corpo como resistência e obstáculo para o praticante. A dificuldade dos exercícios é variada de acordo com as posições que o instrutor indicar. Em meia hora de exercícios, a perda de calorias varia entre 300 a 850 calorias.

O quadril, a lombar e o abdômen são regiões muito exigidas para manter o equilíbrio no aparelho. O treino suspenso possibilita, também, fortalecimento da coluna vertebral.

O treino funcional pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde que tenham passado por uma avaliação física realizada por um médico especialista.

O sistema adotado pelo TRX pode ser usado em fisioterapias, pilates, competições, treinos esportivos e militares, além de ser possível sua utilização na dança.

Os praticantes do treino suspenso poderão reforçar músculos que são mais utilizados no seu cotidiano através da mudança do ângulo das posições dos exercícios propostos.

Os efeitos da prática desse treino aparecem mais rapidamente do que em outras atividades físicas. Os resultados podem ser observados após 45 dias. A flexibilidade é uma das primeiras mudanças visíveis que o praticante notará.

Para quem busca emagrecer com o treino suspenso, é recomendado que alterne as séries, pois assim o treino se torna mais dinâmico e aumenta o gasto calórico.

Facilidades adquiridas com o TRX

Uma das facilidades desse aparelho funcional é que você pode seguir praticando mesmo quando viaja. É fácil de instalar.

Se você não quiser praticar em academias, procure por kits do TRX que venham com âncoras para que possa praticar dentro de casa. Essas âncoras são presas em portas, assim você pode realizar, tranquilamente, o treino suspenso.

O aparelho deve ser colocado em lugares que fiquem acima da sua cabeça, para que consiga realizar os exercícios de maneira correta.

Não esqueça que ao praticar na academia, você tem o auxílio de um profissional que vai orientar a maneira correta para que lesões não ocorram. Antes de praticar qualquer atividade física, é importante consultar seu médico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]