Cabelos

Aprenda 8 dicas para cuidar de cabelos com mechas

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

Ter cabelos com mechas já foi o desejo de muitas mulheres. Para aquelas que aderiram ao visual, reunimos algumas dicas de cuidados essenciais para o cabelo.

cabelos com mechas

Cuidado com as mechas ajuda a manter os fios hidratados, brilhosos e saudáveis. Foto: iStock, Getty Images

As mechas devem medir de um centímetro e meio a dois centímetros. Elas são feitas com produtos descolorantes e também com coloração. É recomendado fazer mechas somente em cabelos com coloração natural.

Opções para ter cabelos com mechas

Se você tem vontade de aderir ao cabelo com mechas, converse com seu cabeleireiro para verificar qual técnica se encaixa mais com o seu perfil. Existem quatro opções para quem quer fazer mechas, confira:

1. Californiana

Essas mechas são feitas apenas nas pontas dos cabelos.

2. Ombre hair

Nessa técnica, é preservada a cor natural do cabelo nas regiões da raiz e da base. É feito um degradê, de forma sutil, a partir do meio do comprimento do cabelo.

3. 3D

São utilizados três tons diferentes para fazer as mechas.

4. Invertidas

Normalmente, são usadas em loiras ou em cabelos mais claros. É aplicada uma tonalidade mais escura que ajuda a diminuir o efeito muito claro no cabelo.

Cuidados essenciais para cabelos com mechas

1. Cuidados para o dia a dia

A aplicação diária de Sérum de cabelos é essencial para manter a saúde dos fios. Esse produto é um concentrado de nutrientes que fornecem brilho, resistência e proteção aos cabelos com mechas.

2. Leave-in

A utilização desse produto é importante para garantir proteção contra os raios solares e o calor excessivo provocado pelo uso do secador e da chapinha. O produto ajuda a evitar que a cor dos cabelos com mechas desbote.

3. Protetor solar

O protetor solar age contra o desgaste dos fios, provocado pela exposição ao sol. Existem protetores solares específicos para os cabelos. O sol age como descolorante dos fios, fazendo com que haja uma mudança na cor das mechas.

4. Shampoo tonalizante

O shampoo tonalizante deve ser utilizado a cada 15 dias. O tonalizante com fundo cinza ou roxo é importante para neutralizar o tom amarelo que as mechas assumem com o passar do tempo. A função do tonalizante é garantir que as mechas fiquem com o tom natural.

5. Condicionador ácido

Esse produto é utilizado para neutralizar o pH alcalino dos cabelos com mechas. O condicionador ácido regulariza a textura dos fios, fechando as cutículas e deixando-os menos porosos.

6. Hidratação

A hidratação é importante porque, depois da descoloração para fazer mechas, o cabelo perde muitos nutrientes e a umidade natural. É recomendado que seja feito hidratação semanal para repor os nutrientes perdidos e recuperar a força e o brilho dos fios.

A aplicação do hidratante deve ser feita mecha a mecha. A quantidade de produto deve ser equivalente ao tamanho de uma moeda de dez centavos.

7. Piscina

No verão, muitas pessoas procuram a piscina para se refrescar. Entretanto,as mulheres que possuem cabelos com mechas devem ficar atentas aos danos que os produtos utilizados na água da piscina podem causar. As mechas mais claras podem ficar até verdes quando expostas à água da piscina.

Uma alternativa para mulheres que não querem abrir mão da piscina é usar toca de natação impermeável.

8. Praia

Para quem vai curtir a praia, é importante usar protetor solar para proteger os fios da ação dos raios solares.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!