Esporte

Conheça os benefícios da modalidade do pilates suspenso

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

Diferente do aeropilates e do neopilates que são dinâmicos e lúdicos, o pilates suspenso utiliza apenas um aparelho, deixando o treino mais fixo.

pilates suspenso

Modalidade do pilates ajuda a ganhar massa muscular e fortalecimento corporal. Foto: iStock, Getty Images

Além de ser praticado como uma modalidade esportiva que objetiva o ganho de massa muscular, ele também é usado em tratamentos de fisioterapia.

O aparelho que sustenta o treino é o TRX, criado há muitos anos pela Marinha Norte Americana para que os soldados pudessem treinar em qualquer lugar, inclusive dentro dos barcos e submarinos.

Por conta disso, o TRX é um aparelho que possibilita a realização de diversos exercícios diferentes.

 

Treino de pilates suspenso

 

O pilates suspenso tem como conceito básico a concentração, a flexibilidade, a postura e o equilíbrio.

Por meio de fitas não elásticas presas ao TRX, o praticante é estimulado a realizar variadas posições, tendo como sobrecarga apenas o seu próprio peso corporal.

Para potencializar ainda mais os treinos, é possível a utilização de camas elásticas e utensílios fisioterápicos, como bolas, rolos, pranchas de propriocepção e bosu. Introduzindo estes materiais gradativamente ao treino, ele se tornará mais dinâmico e estimulante.

As aulas duram, em média, uma hora cada uma, sendo que elas têm por objetivo o fortalecimento da musculatura, ganho de massa, resistência física e correção da postura.

Em casos de tratamentos fisioterápicos, a ideia é a recuperação das lesões e a prevenção de novos problemas.

Apesar do aspecto mais bruto dos treinos, ele é indicado tanto para homens quanto para mulheres. A idade dos praticantes pode começar aos 10 anos e ir até a terceira idade.

 

Benefícios do pilates suspenso

 

Além de tonificar os músculos, aumentar a massa muscular, garantir a resistência física e corrigir a postura, o pilates suspenso tem alguns outros benefícios.

Entre elas, podemos citar o fortalecimento do aparelho respiratório e a potencialização das atividades cerebrais, como o equilíbrio e a concentração.

Força física, flexibilidade, melhor circulação sanguínea e disposição também são vantagens da prática da atividade. Para os mais vaidosos, é importante salientar que o exercício também ajuda a modelar o corpo.

 

Outras práticas do pilates

 

Além do pilates supenso, há também outras ramificações do pilates convencional.  As mais populares no Brasil são o aeropilates, que mistura atividades da ioga, e o neopilates, que é uma junção de exercícios funcionais com movimentos da arte circense.

O pilates suspenso é mais voltado ao ganho de massa e ao fortalecimento dos músculos e articulações, porém seus treinos intensos também ajudam a eliminar calorias.

Cada aula de uma hora elimina em torno de 300 calorias, a mesma quantidade da aula de pilates tradicional.

Enquanto isso, o aeropilates e neopilates queimam cerca de 500 calorias por aula. O pilates aquático é outra modalidade, contudo, esta mistura o grande fortalecimento muscular e a alta queima de calorias, sendo um dos treinos mais completos.

Matripilates e Studio Pilates são outras modalidades do pilates convencional. Seja qual for a prática escolhida, todas fazem bem ao corpo e a mente, pois além de trabalhar os músculos elas estimulam o raciocínio, a concentração e o controle do corpo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!