Guia do Câncer

Conheça os sintomas de câncer na garganta e fique atento aos sinais

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

O câncer de garganta é um dos cânceres mais frequentes no Brasil, hoje em dia. A doença se caracteriza pelo desenvolvimento de tumores na faringe, laringe e nas amígdalas, podendo também afetar o pedaço de cartilagem (epiglote) localizado acima da traqueia. Por isso, é importante ficar atento aos seus sintomas.

 

sintomas de cancer na garganta

Rouquidão e desconforto podem ser sintomas de câncer localizado na garganta. Foto: iStock, Getty Images

 

Geralmente, ela está relacionada ao uso excessivo de álcool e o tabaco. Por se desenvolverem em áreas mais fáceis de serem visualizados, estes tumores são passíveis de diagnóstico precoce, sendo que, quando detectado em tempo, as expectativas de cura são de até 90%.

No entanto, na maioria dos casos, a doença demora a ser descoberta. Por isso, é importante saber reconhecer os sintomas de câncer na garganta, assim como seus fatores de risco, para procurar por auxílio médico diante da presença de seus sinais.

Além do fumo e do álcool, o Vírus do Papiloma Humano ou HPV é um dos principais responsáveis por este tipo de câncer. Transmitido por meio do sexo oral, representa um fator de risco.

A maioria dos pacientes de câncer na garganta são homens adultos com mais de 40 anos. Eliminar o consumo de tabaco, controlar a ingestão de álcool, ter uma dieta saudável e usar proteção durante o sexo oral são as principais recomendações para a prevenção da doença.

No entanto, se o indivíduo é um fumante passivo ou ativo, recomenda-se que visite um médico uma vez por ano para a realização de exames de rotina.

 

Principais sintomas de câncer na garganta

Os sintomas de câncer na garganta dependem da localização do câncer. Além disso, ao contrário de muitos outros tipos de câncer, geralmente os sintomas de tumor benigno ou maligno, na garganta, são visíveis na fase inicial.

Principalmente, quando o câncer é encontrado nas cordas vocais da glote, também chamado de câncer de laringe. Geralmente os sintomas são marcados por uma rouquidão persistente, sendo este um sinal de aviso e provém diretamente das cordas vocais.

Outros sintomas são dor de garganta, desconforto e dor no pescoço, que podem vir acompanhados de nódulos nessa zona, tosse que pode vir acompanhada de sangue em algumas ocasiões, sons estranhos ao respirar e dificuldades para fazê-lo forma adequada, o que pode produzir fadiga e cansaço.

Em casos mais avançados da doença, os sintomas de câncer na garganta incluem dificuldade em engolir e perda de peso.

Quando os sintomas da doença se desenvolvem, o tumor causa uma forte dor na garganta, especialmente durante a deglutição, sendo que, às vezes, a dor pode irradiar para a orelha e a cabeça.

 

Sinais dos sintomas de câncer na garganta

A presença de rouquidão, de dificuldade para engolir, ou ambos ao mesmo tempo, que dura mais de quatro semanas, com ou sem realização de tratamento, devem ser considerados como sinais suspeitos de sintomas de câncer na garganta e devem ser avaliados por um médico otorrinolaringologista.

No caso da doença se tornar uma úlcera com sangramento, é possível que a pessoa comece a tossir sangue ou apresentar um quadro de expectoração purulenta com mau cheiro. A necessidade de tossir forçadamente para clarear a garganta e a sensação de um corpo estranho pode ser um sintoma de câncer na garganta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!