Esporte

Neopilates: entenda como essa atividade é benéfica ao corpo

Por Redação Doutíssima 16/02/2015

O neopilates é um novo conceito no quesito de atividade física. Suas aulas reúnem exercícios do pilates tradicional, atividades funcionais e movimentos da arte circense.

neopilates

Nova forma de praticar pilates une exercícios funcionais com arte circense. Foto: iStock, Getty Images

Ele foi apresentado oficialmente em 2010 pela fisioterapeuta catarinense, e criadora da idéia, Ana Braz. Seu principal objetivo é eliminar calorias e fortalecer os músculos, com base nos conceitos do pilates convencional: concentração, respiração, alinhamento, postura e flexibilidade.

Os aparelhos usados nas aulas de neopilates foram idealizados também pela criadora do método, em parceria com engenheiros. Entretanto, bolas suíças, tecidos acrobáticos e outros objetos circenses também estão incluídos.

 

Benefícios do neopilates

 

As aulas de neopilates são dinâmicas, alegres e lúdicas. Por isso, são ótimas para acabar com estresse do dia a dia.

A autoconfiança também é amplificada com a prática, já que os exercícios exigem firmeza e precisão, principalmente os no ar que têm mais instabilidade.

Enquanto um treino de pilates convencional de uma hora elimina em torno de 300 calorias, uma aula de neopilates, com a mesma duração, pode queimar até 500 calorias.

 

Isso acontece porque nas aulas tradicionais, os exercícios são mais precisos e fluídos, enquanto o ‘neo’ é mais desafiador e agitado.

Outros benefícios das aulas que podemos citar são:

1. Respiração

Melhora na capacidade respiratória.

2. Flexibilidade

Ajuda a aumentar a flexibilidade corporal.

3. Corpo

Ganho de equilíbrio e noção de espaço.

4. Concentração

Potencializa a habilidade de concentração.

5. Músculos

A massa muscular aumenta rapidamente sem hipertrofiar, sendo que, em dois meses de prática, os resultados já são percebidos. Além disso, também modela o corpo.

6. Visão de si mesma

Maior autoestima e confiança.

 

7. Organismo

Melhora a circulação sanguínea.

8. Resistência

Ganho e melhora na resistência física.

 

Como funcionam as aulas de neopilates

 

É importante lembrar que, assim como qualquer outra atividade física, as aulas de neopilates devem ser orientadas por um profissional de educação física capacitado, para evitar problemas.

Podem participar dos treinos qualquer pessoa acima dos 10 anos de idade, inclusive idosos.

As aulas não são recomendadas para gestantes ou pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, crises de labirintite ou deslocamento de retina, por conta das atividades com posições invertidas. Porém, pessoas com estas condições podem fazer aulas específicas sem movimentos contrários.

Os preços das aulas variam de lugar para lugar, mas ainda tem um custo mais elevado do que os treinos comuns, como musculação, ginástica ou zumba.

A explicação para isto é a possibilidade de cada aula ter no máximo três alunos, pois são realizadas em estúdios e o professor precisar acompanhar de perto os movimentos.

 

Em média, cada aula dura em torno de uma hora e o tempo é dividido em partes. Primeiro, ocorre o aquecimento, seguido pelo alongamento e, apenas depois, começam os exercícios lúdicos.

A última parte consiste no relaxamento muscular e no alongamento para tirar a tensão do corpo.

Durante os treinos, é comum a realização de atividades que integrem os alunos, embora eles sejam poucos. Esta é uma das ferramentas para exercitar a autoestima e a autoconfiança de cada um deles.

O mais recomendado é fazer as aulas por três vezes na semana. Se o aluno faz outras atividades físicas paralelamente, é interessante diminuir para duas aulas semanais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!