Moda

Alta costura: Conheça as tendências dos desfiles em Paris

Por Redação Doutíssima 17/02/2015

A alta costura surgiu na França através da iniciativa do inglês Charles Frederic Worth. Ele foi o primeiro a usar modelos para exibir suas coleções que eram solicitadas por pessoas com muito poder aquisitivo. Na semana de alta costura, são lançadas tendências de moda, maquiagem e penteados de cabelo. 

alta costura

Passarelas parisienses são palco de tendências de moda lançadas por estilistas. Foto: iStock, Getty Images

Coleção de alta costura de Chanel, Dior e Valentino

Veja o que é tendência nos desfiles de Paris das conhecidas marcas Chanel, Dior e Valentino.

1. Chanel 2015

Para apresentar sua coleção de 2015, Karl Lagerfeld fez questão de montar um jardim que se abria toda vez que as modelos saíam para desfilar a coleção da Chanel.

Ele mostrou uma coleção muito rica em referências dos anos 1920. Bordados, brilhos e dobraduras nas saias estavam presentes. A coleção deste ano resumiu o dia das clientes da  alta costura ao momento da jardinagem.

Karl Lagerfeld refinou mais os vestidos presentes na coleção de 2014, deixando-os com silhueta afinada na cintura.

Porém, cortou uma camada do tecido para deixar a barriga visível, usando jaquetas cropped ou tops e midi de cintura baixa e muito bem trabalhadas. O comprimento dos tailleurs está diferente. Agora contam com minissaias e cores vivas.

2. Dior 2015

Raf Simons apresentou um futurismo com o toque dos anos 1960 e o requinte dos anos 1950, marca registrada da Dior. Já Kansai Yamamoto mostrou figurinos onde macacões com listras metalizadas. Ainda apresentou pernas redondas e gigantes.

3. Valentino 2015

Este ano, a grife apresentou uma coleção inspirada, principalmente, no pintor russo Marc Chagall. Além de se inspirarem nele, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli apresentaram uma coleção romântica cheia de Shakespeare, música pop e textos de “Inferno” de Dante.

As clientes da alta costura de Valentino encheram os olhos com os vestidos esvoaçantes, florais e também se depararam com tendências medievais, que estão presentes em prêt-à-porter.

Alta costura de Rick Owens, Armani e Versace

Confira outras tendências da moda nas passarelas francesas com o estilista Rick Owens e as marcas Armani e Versace.

1. Rick Owens 2016

No mundo da alta costura, Rick Owens é considerado o “rei da estranheza”. Mantendo o título que lhe foi dado, ele apresentou peças masculinas desconstruídas e remontadas de forma invertida.

Golas foram invertidas e, assim, surgiam fendas que deixavam, por vezes, exposto o órgão sexual masculino. O desfile foi muito comentado, mas será que vira tendência a nudez masculina?

Todo esse movimento das grandes grifes de alta-costura para se reformularem está no fato de que existe uma quantidade maior de pessoas ricas que podem consumir seus produtos. Há um público maior para disputar.

 

2. Armani 2015

Com referências orientais, Giorgio Armani trouxe, para o tapete vermelho, vestidos trabalhados cuidadosamente com organza. Os vestidos ainda apresentavam laços que lembravam os quimonos japoneses. Armani soube trabalhar bem com as características próprias dos tecidos leves e rígidos.

3. Versace 2015

Na coleção de 2015, Donatella Versace soube explorar vestidos que seguiam as curvas femininas. As curvas, propositalmente, deixavam algumas partes do corpo das modelos visíveis.

Toda essa exposição e cortes foram feitos com maior elegância. Donatella Versace usou, de forma harmônica, tecidos metalizados e blocos de cores opacas, com destaque especial para o azul, preto e o vermelho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!