Saúde Mental

Descubra como funciona a técnica da terapia de vidas passadas

Por Redação Doutíssima 18/02/2015

A terapia de vidas passadas (TVP), também conhecida como Terapia de Vivências Passadas ou Regressão de Memória (RM), é uma técnica terapêutica.

 

terapia de vidas passadas

Técnica da terapia usa a regressão como forma de liberação de traumas passados. Foto: iStock, Getty Images

 

Nela, a pessoa busca, junto com um terapeuta capacitado, no seu inconsciente, um evento traumático ou chocante que explique os sofrimentos e problemas no momento presente.

 

Para fazer a terapia, é preciso acreditar que o espírito é eterno e que reencarna em situações diferentes para vivenciar novamente a vida.

Em que consiste a terapia de vidas passadas

A terapia de vidas passadas pressupõe que o inconsciente é capaz de gravar as experiências vividas em sua memória, sejam as vivências de casos traumáticos ou chocantes ou prazerosas e comuns.

O inconsciente da pessoa seria, então, incapaz de entender que a experiência gravada se trata de algo do passado.

Isso seria a explicação para os chamados gatilhos, ou seja, situações encaradas como recentes capazes de provocar medos, fobias, comportamentos estranhos no presente.

Tendo isso como base, as técnicas usadas na terapia buscam a liberação dos traumas, assim, proporcionando um novo significado ao problema, transformando o trauma em experiência de vida. A TVP passa pela razão, intuição, emoção e sensação.

Tratamento feito com a terapia de vidas passadas

A terapia de vidas passadas, assim como qualquer outra terapia, é desenvolvida ao longo de um período de tempo e divida em sessões.

Nos dois primeiros encontros, o terapeuta faz, por meio de entrevista com o paciente, a coleta de características comportamentais, emocionais, sentimentais e físicas da pessoa.

após esta etapa, é feita a definição de objetivos e das metas do tratamento. Não raro, terapeutas usam meditação com sinos tibetanos para encerrar o encontro.

A partir da terceira sessão, o terapeuta começa o trabalho de relaxamento e meditação, ambos necessários para que o paciente possa chegar à etapa da regressão, a chave da terapia.

Alguns terapeutas usam da técnica de hipnose, quando o paciente fica inconsciente. Há outros que guiam a pessoa às memórias passadas usando técnicas de relaxamento profundo e guiado.

O terapeuta também pode indicar exercícios para que o paciente faça em casa como forma de treinar o relaxamento.

O objetivo da terapia de vidas passadas é o entendimento sobre os traumas passados, objetivando a cura e a transformação do sofrimento atual da pessoa.

Mitos envolvendo a terapia

Alguns mitos envolvem a terapia de vidas passadas. É importante saber que se a TVP for feita por um terapeuta habilitado e experiente, a técnica é super segura e eficiente. Veja duas falsas afirmações sobre a TVP.

1. Existe risco de “não se voltar” de uma regressão

Não. Regressão é uma figura de linguagem, ou seja, uma maneira de dizer que somos capazes de encontrarmos nossas memórias antigas. Não existe perigo de a pessoa ficar presa no passado.

2. Vou melhorar se eu recordar meu passado

Não necessariamente. Recordar o passado não significa que a pessoa será capaz de lidar com o presente. No processo terapêutico da TVP, a memória e a recordação do passado são apenas o primeiro estágio do tratamento. Numa segunda etapa, o terapeuta irá ajudar o paciente a se reorganizar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!