Dieta

Dieta dash: descubra os benefícios para a saúde

Por Redação Doutíssima 18/02/2015

A Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou simplesmente dieta dash, é uma dieta que limita a ingestão diária de sódio. Ela surgiu com o propósito de controlar a pressão arterial dos pacientes.

 

Dieta incentiva mudança de hábitos e consumo diário de frutas e grãos integrais.  Foto: iStock, Getty Images

Dieta incentiva mudança de hábitos e consumo diário de frutas e grãos integrais. Foto: iStock, Getty Images

 

Entretanto, com o tempo, os cientistas viram que ela poderia ser usada para a redução de peso dos pacientes, já que a dieta incentiva a redução da ingestão de gordura saturada e de colesterol. Isso porque alimentação com consumo excessivo de gorduras saturadas também contribui para ocorrência de doenças cardiovasculares. 

 

Alimentos permitidos e probidos na dieta dash

 

A dieta dash incentiva o consumo de legumes, frutas, verduras, grãos integrais, leite e derivados com baixo teor de gordura, peixes, aves e alimentos fontes de gordura monoinsaturada, como azeite de oliva.

 

Na lista dos proibidos da dieta, estão as carnes vermelhas, embutidos, alimentos industrializados, doces, bebidas açucaradas e álcool.

 

A dieta prevê que a gordura total represente 27% da alimentação. Os carboidratos podem representar até 55% das calorias da alimentação, e as proteínas 18%. Além disso, o consumo de fibras deve ser de 30 gramas diariamente.

 

Vantagens e desvantagens da dieta dash

A premissa da dieta dash não faz restrições de grupos alimentares, mas indica que certos alimentos não devem ser ingeridos devido ao alto teor de sal. Como esta dieta tem como principal objetivo o controle da pressão arterial, e não o emagrecimento, a pessoa que irá segui-la deve ter bom senso para não exagerar no consumo de alimentos mais calóricos.

Como a dieta incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são fontes de vitaminas e minerais importantes para a saúde do organismo, ela também pode ajudar a reduzir a incidência de algumas neoplasias, diminuir os riscos de osteoporose, devido ao cálcio presente nos produtos lácteos. Pelo menos, é o que estudos preliminares sugerem.

Para quem pretende seguir a dieta dash também para perder peso, é aconselhável que faça restrição quanto ao consumo diário de carboidratos, mas não eliminando completamente, pois eles são necessários para o organismo.

Orientações para seguir a dieta 

 

1. Sal na alimentação

Evite o consumo de sal e alimentos industrializados.

2. Doces e álcool

Tire da sua alimentação doces e bebidas alcoólicas.

3. Carnes

Prefira carne magra, peixe e aves – estes alimentos têm pouca gordura saturada, colesterol e gordura total. Coma em pequena quantidade.

4. Frutas

Coma diariamente frutas e hortaliças, de oito a dez porções.

5. Laticínios

Inclua duas ou três porções de laticínios desnatados ou semidesnatados por dia.

6. Castanhas

Coma castanhas, sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana.

7. Gorduras

Reduza o consumo das gorduras animais e saturadas;

8. Óleos

Dê preferência aos óleos vegetais insaturados, como azeite, soja, milho e canola.

9. Cereais

Prefira alimentos integrais, como pães, cereais e massas integrais.

 

A dieta dash incentiva a mudança de hábitos. Não adianta você fazer a dieta e, depois de algum tempo, voltar a ter a mesma relação inadequada com os alimentos. Tenha em mente que é preciso mudar a maneira de pensar para depois iniciar a dieta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!