Pele

Aprenda 5 dicas para fazer clareamento de pele caseiro

Por Redação Doutíssima 19/02/2015

O clareamento de pele caseiro pode ser uma alternativa aos tratamentos estéticos caros. Máscaras e peelings feitos em casa, no entanto, não servem para situações na qual o melasma, manchas escuras, que surgem principalmente na testa, nas bochechas ou acima dos lábios, está em estágios mais avançados.

 

clareamento de pele caseiro

Preparar clareamento para pele em casa é uma alternativa ao tratamentos caros. Foto: iStock, Getty Images

 

O tratamento caseiro é um aliado na prevenção de manchas e um ótimo recurso para casos simples. É preciso alguns cuidados, cautela e protetor solar.

Protetor solar e clareamento de pele caseiro

Não há clareamento de pele caseiro que seja eficaz se não houver uso regular de protetor solar. O filtro ajuda a inibir a ação dos raios ultravioletas, o que também evita o surgimento de manchas escuras no rosto e no corpo.

Os dermatologistas recomendam a aplicação do protetor, ao menos, meia hora antes da exposição solar. Esta recomendação também vale para o dia a dia, não apenas para quando se vai para a piscina ou praia.

O fator de proteção mínimo para o rosto é de 30 FPS. Pessoas de pele mais branquinha devem usar fator acima de 50 FPS.

5 dicas para fazer clareamento de pele caseiro

1. Limpe bem a pele

Qualquer produto que você for aplicar na pele, seja ele orgânico ou não, exige uma limpeza bem feita antes. Lave o rosto com sabonete neutro e passe, com o auxílio de um algodão, uma loção tônica sem álcool ou, se preferir, soro fisiológico gelado.

2. Aplique o produto à noite

O clareamento de pele caseiro deve ser feito à noite, um pouco antes de ir dormir. Isso porque durante a noite, a pele tem maior capacidade de absorver os produtos e também não tem interferência da luz nem do sol, capaz de manchar a pelo.

3. Repita o procedimento uma vez por uma semana

Faça o procedimento do clareamento de pele caseiro uma vez por semana, no máximo. Como eles são fortes, a pele precisa de tempo para respirar e conseguir se regenerar.

4. Aplicação

A receita deve ser aplicada em pequena quantidade e sempre em movimentos leves e circulares. O objetivo é renovar a camada superficial da pele, assim eliminando todas as impurezas e sem agredir os poros.

 

5. Use hidratante

Após a aplicação do produto, é sempre indicado o uso de hidratante para acalmar a pele. Prefira os com fórmulas indicados para uso noturno.

 

Receitas para clareamento de pele em casa

Confira duas receitas de clareamento de pele caseiro, com ingredientes fáceis, para você fazer.

 

1. Clareamento com ovo e amido

Ingredientes:

1 clara de ovo

1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo:

Bata a clara em neve e acrescente o amido de milho ao final. Misture bem os dois ingredientes até conseguir um creme homogêneo. Aplique no rosto por 15 minutos e remova com água fria. Hidrate a pele.

2. Clareamento com açúcar, aveia e mel

Ingredientes:

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de germe de trigo ou de flocos de aveia média ou fino

1 colher (sopa) de açúcar

Água

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto e faça movimentos circulares suaves. Deixe o creme agir por 15 minutos. Lave o rosto com água e passe um hidratante ao final.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!