Amor e Sexo

Mensagem de término de namoro: Certo ou errado?

Por Redação Doutíssima 19/02/2015

Quando estamos em um relacionamento mais longo, muitas vezes nos deparamos com situações em que chegamos à conclusão de que o melhor é terminar tudo e cada um dos envolvidos seguir o seu próprio caminho. Assim, deve-se enviar uma mensagem de término de namoro quando está difícil expor a ideia para o outro?

 

mensagem de termino de namoro

Às vezes a decisão de terminar um relacionamento não basta, é preciso saber como acabar. Foto: iStock, Getty Images

Surge, aí, a grande dúvida, que é como dar fim à relação, e uma das melhores alternativas que vem à cabeça das pessoas é enviar uma mensagem de término de namoro. Será que isso é o mais correto a ser feito?

Vantagens de uma mensagem de término de namoro

 

À primeira vista pode parecer um tanto quanto grosseiro terminar um relacionamento mais sério através de uma mensagem, mas esse não é um pensamento totalmente correto, principalmente quando uma das partes ainda acreditava no namoro e gostaria de tentar continuá-lo.

É preciso lembrar que, mais importante que a forma, o fundamental ao terminar um relacionamento é ter bastante honestidade e sinceridade.

Nesse cenário, muitas vezes uma mensagem de término de namoro é mais apropriada do que uma conversa olho no olho, pois escrever nos possibilita ser mais racionais e concatenar melhor as ideias, não deixando espaço para más interpretações ou esquecendo de alguma informação ou motivo relevante.

Em realidade, usado o tom correto, a mensagem de término de namoro pode ser muito mais esclarecedora que uma conversa, em que provavelmente a emoção estará presente e atrapalhará um pouco mais aquilo que, às vezes, deve ser dito com base na razão.

Além disso, se você está com a decisão tomada, as chances de fraquejar dependendo da reação do seu parceiro são muito menores.

Desvantagens de uma mensagem de término de namoro

 

Se por um lado ao enviar uma mensagem de término de namoro é possível que você consiga expressar melhor os motivos que a levaram a tomar essa atitude extrema, por outro pode ser considerado um desrespeito com o seu parceiro.

Realmente, aos olhos de muitos terminar uma relação por uma simples mensagem pode ser uma atitude um tanto quanto grosseira – e isso pode deixar o seu parceiro com um sentimento de traição e um tanto quanto contrariado.

Muitas pessoas entendem que uma satisfação “olho no olho” é o mínimo que você pode proporcionar a uma pessoa que lhe fez companhia por determinado período, e que dividiu consigo um variado leque de intimidades. Então, se você se sente segura quanto à decisão e não tem medo de fraquejar, talvez uma conversa “ao vivo” seja a melhor alternativa.

O importante é que haja espaço e condições para a honestidade e a sinceridade, sem dar chances para que algumas questões fiquem subentendidas ou então tenham uma interpretação ambígua.

Com isso em mente, é você que deve definir se é certo ou errado enviar uma mensagem de término de namoro. Afinal, após terminar a relação, você precisa estar em paz consigo mesma, e não carregar um sentimento de culpa por um longo período.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!