Amor e Sexo

Castidade: saiba como é a vida de quem renuncia ao sexo

Por Redação Doutíssima 22/02/2015

É na juventude que a maioria das pessoas descobre o prazer do sexo, mas é cada dia mais comum ver jovens que aderem à castidade como um estilo de vida. Enquanto pensamos que a castidade é apenas uma escolha religiosa, apesar de ser muito comum, muitos encontram motivos para mantê-la até o dia do casamento, como forma de ter qualidade de vida.

Em um primeiro momento, a palavra castidade remete somente à virgindade, mas é cada vez mais comum que jovens que já tiveram uma vida sexual ativa resolvam interrompê-la para retomá-la após o casamento.

 

castidade

Promessas de sexo somente após o casamento podem fortalecer a união. Foto: iStock, Getty Images

Castidade é uma escolha

Veja como isso é possível e como é a vida de uma pessoa que vive em castidade e quais são seus benefícios.

Em qualquer religião ou ideologia que uma pessoa possa se envolver, a castidade é algo que nunca é imposto, já que não é possível controlar a liberdade sexual de ninguém. Por isso, quem decide viver em castidade precisa decidir isso sozinha, seja pelo motivo que for.

Ao contrário do que muitos possam pensar, pessoas que pregam a castidade nem sempre são solteiras ou estão em uma vida religiosa. Há casais que optam por esperar a intimidade sexual até o casamento por acreditarem que esta é a maior prova de respeito e compromisso.

Por isso, evitam ter situações que os coloquem os seus hormônios à prova. Assim, você nunca verá alguém que vive em castidade tendo momentos quentes com seu parceiro.

Benefícios da castidade

Pessoas que aderem à castidade fazem isso por inúmeros motivos, mas os seus benefícios para os jovens que estão dispostos a se abster de uma vida sexual até o casamento podem ser refletidos por muito tempo em sua vida.

Esperar para ter sexo até o casamento aumenta as chances de ele ser feliz e duradouro. Estudos mostram que as pessoas que têm relações sexuais antes do casamento têm um risco maior de se divorciar.

Além disso, se você namorar alguém que também tem a força de vontade e compromisso de permanecer sexualmente abstinente, você pode perceber que será um parceiro ou parceira e tanto.

Outros motivos fortes entre pessoas que aderem a castidade se refere à proteção de doenças sexualmente transmissíveis e também de uma gravidez indesejada. Talvez seja por isso que uma pesquisa americana recente descobriu que é cada vez maior o número de jovens maiores de 16 anos que vivem em abstinência sexual.

Enquanto a castidade pode soar como uma escolha extrema para alguns, é libertadora para os outros. Um estilo de vida sem sexo libera uma quantidade enorme de tempo para aproveitar a vida, mais do que estar em busca de um parceiro para satisfazer suas necessidades sexuais.


Assim, é possível colocar o foco de sua vida na carreira, em cuidar da sua autoconfiança e se preparar para cada fase da vida, afinal, esta é uma escolha que tem prazo de validade, já que assim que encontrar o homem ou mulher da sua vida, a castidade não precisa durar para sempre!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!