Amor e Sexo

Namoro sem sexo: quando as prioridades são outras

Por Redação Doutíssima 22/02/2015

Você já pensou em ter um namoro sem sexo? Impossível? Para muitas pessoas não. O namoro sem sexo vem cada vez conquistando mais adeptos, que buscam uma relação mais profunda e que explora outras áreas de um relacionamento.

Muitas pessoas, quando gostam de alguém que estão namorando, veem no sexo uma forma de demonstrar o seu amor. Mas há quem considere justamente o contrário, o namoro sem sexo, a afirmação de seu sentimento. Para estas pessoas, aguardar até o casamento, ou até que a parceira ou parceiro se declare pronto, é a maior prova de amor.

namoro sem sexo

Por razões diversas, há casais que preferem esperar até o casamento. Foto: iStock, Getty Images

Existe mesmo namoro sem sexo?

A verdade é que quem faz um relacionamento é você junto ao seu parceiro ou parceira, as regras devem ser definidas entre o casal e se vocês resolveram ter um namoro sem sexo, não existe nada de errado nisso.

Atualmente, muitas pessoas colocam muita energia em sua vida sexual e na satisfação do seu parceiro ou parceira, enquanto isso, outras estão muito mais preocupadas em sua carreira e estudos.

Com isso, vários tipos de relacionamentos são configurados. Existem muitos motivos para se ter um namoro sem intimidade sexual, seja eles por razões religiosas, ideológicas, culturais, ou apenas para dar este ato como uma demonstração de amor ou de respeito. Estas são apenas algumas das razões de se manter um namoro assim.

O medo de contrair doenças sexualmente transmissível, e até mesmo ter uma gravidez indesejada, também faz com que muitos casais tenham certos limites quando se trata de intimidade. É claro, porém, que para muitas pessoas um namoro sem sexo tem um limite para o fim, já que com o casamento, as regras podem mudar.

Namoro sem sexo e sem intimidade

Um namoro sem sexo pode existir quando o casal decide que é melhor esperar o tempo certo para ter momentos mais íntimos. Porém, em alguns relacionamentos, o namoro sem contato sexual não é algo consensual e muito menos algo planejado, apenas acontece por inúmeros fatores.

Neste caso, onde sempre existiu sexo e com o tempo as coisas mudaram, é necessário ter uma atenção especial para a situação e buscar os motivos pelos quais se está vivendo um namoro sem sexo.

Em uma relação saudável, onde o casal decidiu ter uma vida sexual dentro do namoro que de repente é interrompida, é preciso reconhecer que há algum problema e buscar formas de solucioná-los – isso é fundamental para o futuro.

A coisa mais importante quando o assunto é namoro sem sexo é que ambos os parceiros concordem sobre a situação. Onde o sexo não é uma opção, é possível ter uma relação de amor a longo prazo sem sexo. É difícil, sem dúvida, mas não completamente impossível.

Porém, no caso de um dos parceiros se recusar a fazer sexo por uma razão ou outra, a situação é geralmente catastrófica, já que, para alguns, a transa é uma parte importante e fundamental de relacionamento sério, e não pode ser ignorado. A saída é o diálogo. A partir daí é avaliar o que é mais importante para você.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!