Amor e Sexo

Como lidar com homem inseguro

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

A insegurança é um “bichinho” que leva as pessoas a tomarem atitudes impensadas, podendo se transformar em um monstro. E no relacionamento a dois não é diferente e os estragos podem ser maiores. Motivados pelo seu complexo, um homem inseguro pode se isolar de todos, ou querer isolar a companheira.

É a falta de segurança em si mesmo que, muitas vezes, leva o homem a ter crises de ciúmes desnecessárias que enfraquecem qualquer relacionamento. Isso não precisa ser motivo para término.

Por trás da insegurança pode haver traumas ou dificuldades, entenda e ajude seu amor. Foto: iStock, Getty Images

Por trás da insegurança pode haver traumas, entenda e ajude seu amor. Foto: iStock, Getty Images

5 Passos para tratar o homem inseguro

Aprenda como lidar com a insegurança do namorado. Isso é possível e só trará benefícios ao relacionamento. Abaixo, confira alguns passos que deverão facilitar a sua empreitada.

1. Elogie

Uma boa maneira de fazer seu homem inseguro se sentir melhor e valorizado é elogiá-lo. Pode parecer pouco, mas ele só morre de ciúmes de você porque não acha que é digno de você e fica esperando ser trocado a qualquer momento.

A melhor maneira de ele enxergar o que você aprecia nele é enfatizando isso. Os elogios podem ser sutis, como falar como ele fica bem com a roupa que está, ou como o cabelo dele fica bonito desse ou daquele jeito. Ao perceber que é admirado, o gato vai melhorar sua autoestima.

2. Dedique-se

Você pode até nem notar, mas é possível que a insegurança do seu parceiro seja alimentada pelo seu comportamento. Manter as amizades quando se está namorando é ótimo, mas deixar de sair com o namorado para ver amigas muitas vezes seguidas pode deixar um homem inseguro muito mais inseguro.

Ficar de abraços e beijos com seus amigos também pode fazer com que o companheiro se sinta inferior. Repare nesses detalhes e aproveite para passar mais tempo com ele, dedicando-se à sua felicidade.

3. Surpreenda-o

Nada melhor para fazer subir a autoestima do amado do que demonstrar o quanto ele é desejado. Por isso, renda-se às suas fantasias e surpreenda-o, com uma lingerie sensual, uma posição diferente ou um brinquedinho novo.

Convide-o para fazerem um programa diferente ou agarre-o no banheiro do restaurante ou na cozinha de casa. Demonstre como você o quer e o quanto ele lhe estimula e satisfaz. Não guarde esses momentos de paixão somente para as datas comemorativas. Faça-o amar-se através dos seus olhos.

4. Compreenda

Se irritar com seu homem inseguro a cada vez que ele se auto menosprezar ou ter uma crise de ciúmes não resolverá o problema. É preciso que você entenda que ele é assim por alguma razão. Talvez ele tenha sido criado sendo inferiorizado pelos familiares ou colegas de escola.

Ou pode ter sido traído pelas namoradas anteriores e agora sofre de desconfiança. Além de ser compreensiva, deixe claro que você está feliz e que não agirá como as anteriores.

5. Converse

Sim, a comunicação continua sendo o segredo de qualquer relacionamento bem-sucedido. No caso do homem inseguro, é necessário que você converse com ele, enfatizando o quanto o aprecia e deixar claro que não há motivos para ele sentir ciúmes de você com outros homens.

Diga que ele pode falar com você sempre que sentir insegurança, mesmo que seja por uma coisa pequena ou boba. Dessa forma vocês vão estreitar os laços de confiança e superar esse problema juntos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!