Saúde Mental

Descubra como fazer para ser feliz com você mesma

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

A verdadeira felicidade pode estar nas pequenas coisas da vida. Muitas pessoas acreditam que só se é completo quando se está rodeado de pessoas, o que não passa de uma utopia. Há várias maneiras de como fazer para ser feliz estando apenas em sua própria companhia.

como fazer para ser feliz

Aproveitar os momentos e gostar de quem você é são formas de ser feliz na vida. Foto: iStock, Getty Images

Esteja feliz consigo mesma

 

A primeira dica de como fazer para ser feliz é estar de bem consigo mesma, amar-se e aceitar-se do jeito que é. A autoconfiança, a autoestima e o autoconhecimento são essenciais para alcançar a felicidade plena.

Se você não está satisfeita com o que você é, com suas atitudes, rotina ou corpo, então os mude. É praticamente impossível ser feliz sujeitando-se as vontades de pessoas que convivem com você. Quem gosta de você, irá aceitar sua presença maneira que for.

Ame-se primeiro, para depois ser amada. Além da confiança em si, é fundamental reconhecer seus erros para evoluir cada vez mais, bem como ser grata aos que lhe ajudaram e às oportunidades que surgiram em sua vida. Lembre-se de que cada pessoa é diferente, portanto evite comparações.

E nunca se esqueça de sorrir, este é o melhor remédio. Você não precisa sorrir para os outros, sorria para você mesma, ria de você mesma, isso não é coisa de louco, é coisa de gente feliz. Aprenda também a aproveitar os lugares e os momentos sozinha, os desfrute como sendo – e são – únicos.

 

Como fazer para ser feliz sem culpa

 

Uma das melhores maneiras de como fazer para ser feliz é viver sem culpa, receios ou ressentimentos. Faça o que seu coração manda e o que te faz bem, mas é claro, sem prejudicar ninguém.

Talvez uma das coisas mais difíceis da vida seja perdoar alguém que lhe fez mal. Contudo, esse é um dos segredos da felicidade consigo própria. Livre-se da raiva e perdoe, sua alma vai ficar mais leve.

Praticar a lei do desapego é fundamental. Não fique presa a alguém ou lugares que te sufocam ou limitam. Quando for necessário, jogue tudo para o alto e vá ser feliz. Não olhe para trás e nem se culpe por fazer o melhor para si própria.

Uma outra maneira de como fazer para ser feliz é ignorar as opiniões maldosas. Muitas pessoas vão te julgar sem te conhecer, porém não deixe que isso prejudique ou interfira no seu dia a dia.

 

O segredo de como fazer para ser feliz

 

Este talvez seja o segredo de como fazer para ser feliz: ache seu lugar no mundo. É isso mesmo, reflita sobre quem você é, sobre seus desejos e onde quer chegar.

Além disso, busque atividades que te completem e beneficiem seu corpo e mente. Exercícios físicos, por exemplo, são uma ótima maneira de manter o corpo e a alma saudáveis.

 

Busque ter momentos de lazer e, apesar de saber ser feliz sozinha, cultive boas amizades. O ser humano não nasceu para viver solitário, embora consiga fazer isso. Se você estiver feliz consigo mesma, então será capaz de fazer as outras pessoas felizes também.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!