Fitness > Uncategorized

10 maneiras para enganar a fome

Por Giovana Guido 24/02/2015

Você está fazendo tudo certinho: treinando com disciplina e dedicação, tomando mais água durante o dia, resistindo às guloseimas e tentações, seguindo um plano alimentar saudável e equilibrado?. Tudo parece maravilhoso e funcional, mas você sente fome o tempo todo?

 

A nossa musa e atleta fitness internacional Giovana Guido afirma que é justamene por isso que grande parte das pessoas que iniciam um novo projeto de corpo em forma desiste na metade do caminho. Ela testou vários métodos para driblar a fome e listou os mais eficientes. Confira!

 

 

fome1

Drible a fome e fique em forma. Foto: Shutterstock.

 

1- Coma primeiro a salada

 

Essa dica é bem antiga e tenho certeza que muitos já testaram! Antes de ficar pensando no resto da refeição, aproveite uma salada bem variada, cheia de folhas verduras e legumes (cozidos ou crus). Aproveite para colocar limão e um pouco de azeite que são excelentes para iniciar o processo de redução de apetite. Coma devagar para que o cérebro registre os alimentos que estão chegando ao estômago. Evite molhos e outros condimentos com muita gordura, sal e açúcares.

 

2- Tome uma limonada picante

 

O limão é excelente para reduzir o apetite, acrescente uma especiaria para bem gostoso.  Tente essa combinação: 1 copo de água + suco de 1 limão + adoçante + 1 pitada de pimenta caiena. Essa combinação é exótica, picante e aquieta o paladar! Além de tudo, a pimenta é naturalmente termogênica, o que irá ajudar a queimar mais calorias em repouso e durante o treino.

 

 

enganar a fome

Saladas e fibras são boas aliadas para enganar a fome. Foto: Shutterstock.

 

3- Aumente o volume para driblar a fome

 

Inclua em seu cardápio alimentos volumosos e com poucas calorias. Esses alimentos seriam os ricos em fibras e água, como por exemplo: maçã, pepino, verduras cozidas, chuchu e melão.

 

 

4- Ame as fibras

 

Consuma muitas fibras em cada uma de suas refeições. Afinal, além delas promoverem saciedade, elas automaticamente reduzem o número total de calorias que você irá absorver (as fibras reduzem a absorção de carboidratos e gorduras no intestino). Lembrando que uma dieta rica em fibras também deverá ser rica em líquidos, só assim você irá notar a maior saciedade.

 

fibras

O consumo de fribras precisa se aliado à maior ingestão de líquidos. Foto: Shutterstock.

5- Consuma mais gorduras boas

 

Consuma uma pequena porção de gordura boa em cada uma de suas refeições e sinta a diferença! Elas podem ser encontradas nas amêndoas, castanhas, macadâmias, azeite, óleo de coco e salmão.

 

6- Uma salvação chamada café!

 

O café sacia a fome e a vontade de beliscar. Por isso é viciante! Além disso, a cafeína acelera nosso metabolismo auxiliando no emagrecimento. Mas lembre-se: no máximo umas 4 ou 5 xícaras pequenas ao dia e nada de acréscimos calóricos: somente adoçante e/ou canela.

 

café

O café acelera o metabolismo. Foto: Shutterstock.

 

7- Fuja do açúcar

 

O açúcar é realmente uma droga viciante, então no começo é muito trabalhoso ter que cortá-lo da dieta. Mas com determinação o corpo começa a acostumar e após alguns dias com uma dieta sem açúcar e baixa em carboidratos, naturalmente você sentirá uma redução na vontade de comer açúcar.

 

8- Aminoácidos salvadores

 

A compulsão alimentar pode ser tratada com a ajuda de aminoácidos especiais. Inicialmente, faça uma suplementação com um blend de aminoácidos essenciais entre as refeições (em cápsulas ou em pó). Você começará a se sentir menos compulsivo com a comida. Consulte um médico ou nutricionista para prescrever doses e uma receita para manipulação.

 

9- Use o poder da mente

 

Nessas horas você deve mostrar quem é que manda! Nossa mente domina nosso corpo, nossas ações, nossos pensamentos e sentimentos. Então, se você está num momento de tristeza, ansiedade ou desânimo trate de distrair a mente e elimine as imagens e vontades de comer de sua cabeça. Vá se distrair, fazer coisas que não estejam perto de comida. É recomendável também o acompanhamento psicológico.

 

dormir

Quanto melhor a qualidade do seu sono, maior será a produção do hormônio da saciedade. Foto: Shutterstock.

 

10 – Durma bem todos os dias

 

E por último, uma das dicas mais importantes que irá mudar sua vida, seu corpo e sua saúde: durma bem todos os dias. Noites mal dormidas geram a longo prazo um desequilíbrio hormonal, principalmente nos hormônios envolvidos com a fome e saciedade: grelina e leptina.

 

Quando você dorme pouco ou mal, tem um aumento do hormônio grelina – o responsável pela sensação de fome, então, você passa o dia todo querendo comer, beliscar e fugir da dieta.

 

Quando você dorme bem, além de se sentir mais energizado, bem humorado, disposto e motivado, você mantém seus níveis de leptina mais altos (hormônio da saciedade). Então, caso você tenha problemas como o sono, procure um bom tratamento já!

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!