Exercícios > Fitness

7 passos para secar o abdômen, por Giovana Guido

Por Giovana Guido 24/02/2015

A nossa musa e atleta fitness internacional Giovana Guido listou alguns hábitos indispensáveis para você secar o abdômen e conseguir aquele tão sonhado “tanquinho”. Acompanhe!

 
Para quem ainda não sabe, repito a velha frase conhecida: “Um tanquinho é construído na cozinha e não na academia!”, ou seja, para que você consiga ter o abdômen dos sonhos, precisa entrar na dieta também e não só praticar exercícios! Para alguns, essa é a parte do corpo mais difícil de atingir um nível de definição muscular, então, a disciplina deverá ser dobrada.

 

 

abdômen

A receita para um abdômen sarado passa por muita disciplina, dieta equilibrada e malhação. Foto: Shutterstock.

 

Um abdômen com pouca gordura, definido, sem flacidez e sem inchaços exige uma rotina de dieta de segunda a segunda e treinos realizados de acordo com a programação (um mix de musculação e aeróbicos). Qualquer deslize é um passo para trás e isso se torna um círculo vicioso. Mas se você está disposto a ir atrás do tanquinho, acompanhe algumas dicas valiosas:

 

1- Reduza seu % de gordura o máximo que puder:

Os músculos abdominais só irão aparecer se seu corpo tiver um baixo percentual de gordura (menos do que 10-12% para homens e 13-15% para mulheres). Então, o primeiro passo é entrar num programa de alimentação e treino e queimar gordura do corpo todo até chegar num baixo percentual total.

 

2- Dieta regrada para secar o abdômen:

O ideal é que o nível calórico de sua dieta seja reduzido, os carboidratos simples sejam excluídos, gorduras ruins (saturadas e trans) sejam eliminadas, adeus aos fast-foods, refrigerantes, álcool, doces, massas e pães gordurosos e açúcar e sal também devem ser vistos como inimigos.

 

Essa é a parte mais difícil de todas. Mas, infelizmente, quando queremos um bom resultado, as restrições são necessárias. Se você quer, tem que fazer por merecer. É importante também procurar a orientação de um profissional da nutrição e tenha muito foco!

 

alimentação

Elimine o açucar e a farinha branca da sua alimentação. Foto: Shutterstock.

3- Água:

A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas retém líquidos com mais facilidade (uma forma de proteção do corpo) e quanto mais retenção você tem, menos definição irá aparecer.

 

No caso das mulheres, a maioria possui o funcionamento intestinal comprometido causando distensão abdominal – o que atrapalha a definição também. Então tenha certeza de que sua ingestão de água por dia é maior que 2 litros para mulheres e 3 litros para homens.

 

beber água1

Beba no mínimo dois litros de água por dia. Foto: Shutterstock.

 

4- Quantidade:

Sempre termine uma refeição com a sensação de que ainda caberia um pouco mais de alimento no estômago. Esse segredo vale ouro: nunca distenda as paredes do estômago! Quando você come e se sente estufado, você dilata seu estômago e ele pedirá cada vez mais comida posteriormente.

 

Ao comer menos, você irá reduzí-lo e comer só o necessário a cada 2-3 horas. Se você sabe que sentirá muita fome ao fazer isso, planeje sua dieta para cada 2 horas. Comer pouquinho a cada 2-3 horas é o ideal. Daí, após 30-40 minutos da refeição você inicia com a ingestão de água até o próximo horário de se alimentar. No começo dá um vazio no estômago, mas após alguns poucos dias você passa a sentir menos fome.

 

5- Cuide das compulsões:

Você tem problemas com comida? Então é hora de repensar seus hábitos e até mesmo procurar ajuda psicológica. Pessoas ansiosas, compulsivas, loucas por doces ou carboidratos, muitas vezes precisam de acompanhamento especializado. Não é normal descontar os sentimentos na comida e se alimentar de forma compulsiva. Além de comprometer a saúde, essas pessoas nunca terão um tanquinho!

 

 

6- Elimine calorias que parecem inofensivas:

Elimine imediatamente o consumo de balas, chicletes, refrigerantes, docinhos, bombons, sucos, cafezinhos com açúcar, pães, e tudo que tenha açucar e farinha branca. Esses são os verdadeiros vilões de qualquer dieta e não produzem nenhum bem à saúde.

 

doces

Os doces e refrigerantes são os principais vilões de uma dieta. Foto: Shutterstock.

 

7- Consuma mais proteínas magras:

Além de melhorar o ganho de massa magra, as proteínas não estufam e nem fermentam como os carboidrato. Elas também reduzem e ajudam a previnir a flacidez. As proteínas magras também causam a saciedade e ajudam na contrução de um abdômen sarado. Então, tenha uma dieta rica em proteínas magras. Elas são encontradas em alimentos como, frango, peixes, claras de ovo, patinho, whey protein, cottage, ricota, dentre outros.

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!