Amor e Sexo

Como lidar com a falta de desejo feminino?

Por Redação Doutíssima 24/02/2015

A sexualidade das mulheres foi tabu durante uma grande parte da história da humanidade. A conquista de maior abertura sexual feminina é recente. Mas esta conquista veio com mudanças na vida da mulher moderna que tem colocado o sexo em segundo plano, muitas vezes, a falta de desejo feminino é uma realidade diante do estresse cotidiano.

Se antes ela tinha como responsabilidade apenas os cuidados da casa e dos filhos, hoje ela tem a profissão, a academia, a vaidade, os estudos, projetos sociais e tudo mais. E aí, onde fica o sexo? Com tudo isso, sobram problemas para as mulheres, e a falta de desejo feminino é um deles.

 

falta de desejo feminino

Causas estão ligadas à perda de libido, todas merecem atenção por parte do parceiro. Foto: iStock, Getty Images

Eles se preocupam com falta de desejo feminino

 

Mas se elas mudaram, eles também estão diferentes, e os homens, que em outros tempos desconfiavam das mulheres que sentiam prazer, hoje estão também se mostram preocupados com a satisfação das suas amadas.

A falta de desejo sexual feminino, que também é chamada da perda de libido, é um problema que acomete entre 15% e 35% das mulheres. Especialistas afirmam que a principal causa da falta de desejo feminino é o fato de não pensar em sexo. Segundo eles, o desejo precisa ser cultivado ao longo do dia.

Não dá para permitir que o cansaço  das tarefas do dia-a-dia deixe você fatigada, sem energia e tempo para estímulos sexuais. Então, quanto menos planejar aquela noite de amor, menos tempo terá para o sexo na sua vida, ou para o desejo sexual.

A tensão, depressão, disfunções hormonais são algumas das causas da falta de desejo feminino. O hipotireoidismo, por exemplo, assim como o uso constante de antidepressivos, inibidores de apetite, alcoolismo e o tabagismo também afetam o apetite sexual. Nestes casos, procurar um especialista para controlar estas patologias é o mais indicado.

Alternativas para falta de desejo feminino

 

Mas se sua saúde vai bem, obrigada, você pode começar a mudar o quadro da falta de desejo feminino lendo contos e assistindo a filmes eróticos. Ouvir música romântica e preparar noites com jantares especiais, incluindo brincadeiras com seu parceiro também fazem um ótimo efeito.

Sair da rotina é a palavra de ordem para quem quer acabar com a falta de desejo feminino. É importante também que a mulher se conheça profundamente, e que ajude seu parceiro a conhece-la. Muitas vezes, o que falta é o conhecimento de ambos, que deixa os desejos dela escondidos por trás de vergonha, tabus e preconceitos.

Outras causas também podem estar por trás desta falta de desejo feminino. Entre elas as psicológicas que carecem de terapia e compreensão para serem superadas. Entre elas, estão situações traumáticas de abuso sexual; mensagens antissexuais durante a infância; comportamento dos pais ou membros da família; culpas; raiva entre o casal, entre outras.

Nestes casos, nada melhor que uma psicoterapia para trabalhar o trauma sob a perspectiva do recordar, repetir e reelaborar. O que você deve ter cuidado, é para que este problema não acabe sendo interpretado como falta de amor.

O ideal é conversar e buscar ajuda de terapia, caso não consiga outra forma de superação. Mas não esqueça, a sinceridade dom o parceiro, muitas vezes, por si só, já é fundamental para a superação desta questão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!