Dieta

Conheça os benefícios de incluir a dieta da mente na sua vida

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

Você já pensou em fazer a dieta da mente? Pois ela existe e tem como indicação o consumo de alimentos que ajudam a fortalecer as conexões cerebrais, permitindo que o organismo funcione melhor.

dieta da mente

Dieta sugere que alimentação correta ajuda a fortalecer as conexões cerebrais. Foto: iStock, Getty Images

Os exercícios físicos também cumprem papel importante na dieta da mente, já que estimulam a formação de novos neurônios, vitais para a saúde do cérebro.

 

Lançado recentemente pelo médico norte-americano Alan C. Logan, pesquisador da Universidade de Harvard, o livro intitulado The Brain Diet, numa tradução livre A Dieta do Cérebro, fala justamente dos alimentos que seriam capazes de fortalecer o mestre guia do organismo humano.

 

Dieta da mente e  melhora das conexões cerebrais

 

Quando se come corretamente, tudo tende a ficar nos eixos, o peso, a pele, o humor etc. A dieta da mente prevê uma alimentação balanceada, rica em legumes, verdura, frutas, vitaminas e baixo consumo de açúcares e gorduras.

 

Esses cuidados, além de ajudarem na saúde cardiovascular, também são ótimos para os impulsos nervosos do cérebro.

 

A dieta de mente é capaz de dar qualidade à atividade cerebral, melhorando o humor, modificando as emoções das pessoas e a conexão com as doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson.

 

É importante salientar que a pessoa não ficará mais inteligente ou que não terá doenças, mas a alimentação seria capaz de reduzir os problemas e dar mais saúde ao cérebro.

 

Alimentos priorizados na dieta da mente

 

O cérebro humano precisa de duas substâncias para o funcionamento adequado. Uma delas é o selênio, que age atacando os radicais livres, substâncias que, em excesso, promovem o envelhecimento precoce e que é derivado do oxigênio presente nas frituras, por exemplo.

 

É possível encontrar o selênio nos seguintes alimentos: peixes de água fria, crustáceos, pepino, ovo, couve, brócolis, alho, grãos de maneira geral, cebola e aipo.

 

A outra substância vital para o cérebro é a vitamina E. Ela tem ação antioxidante e também ajuda o organismo a melhorar os níveis de estresse e também a sintetizar outras vitaminas.

 

A vitamina E está presente no gérmen de trigo, damasco, feijão, amendoim, nozes, amêndoas, abacate e aveia. O ideal é combinar a vitamina E junto com alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, a acerola, a couve e o brócolis.

 

A dieta da mente ainda indica o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, que também auxilia no combate aos radicais livres. Esta substância pode ser encontrada na cenoura, beterraba, abóbora, rúcula e brócolis, por exemplo.

 

Fique longe dos açúcares e da gordura

 

Tanto açúcares quanto a gordura têm o poder de prejudicar o cérebro. O açúcar, para se ter uma ideia, é capaz de causar, no cérebro, os mesmo efeitos da cocaína.

 

Isso é sugerido por um estudo da Universidade de Campinas (Unicamp). Por isso, quem consome grandes quantidades, sente euforia e vontade de comer coisas doces sempre.

 

A gordura, além de enganar o cérebro, como se dissesse que é algo saudável e que precisa ser consumida, também fica pressa aos vasos sanguíneos. E isso é um problema para o coração.

 

A dieta da mente indica o consumo mínimo desses dois alimentos, justamente por serem nocivos à saúde cerebral.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!