Relacionamento

Valentine’s day: entenda o que significa a data comemorada fora do Brasil

Por Redação Doutíssima 27/02/2015

No próximo dia 14 de fevereiro, é comemorado, em quase metade do mundo, o Dia de São Valentim, ou como os gringos chamam Valentine’s Day. A comemoração é como se fosse o nosso dia dos namorados, só que um pouco mais ampla.

 

valentine's day

O dia de São Valentim é um momento para celebrar os sentimentos verdadeiros. Foto: iStock, Getty Images

 

Lá fora, as pessoas também usam a data para presentear pessoas especiais, como amigos e familiares além, é claro, de seus namorados. Cartão, chocolate, joia, perfume ou mesmo um afetuoso abraço serve como presente.

 

Valentine’s Day tem origem no Império Romano

 

Na época em que o Império Romano era governado por Claudius II, no século III, foi proibido o casamento em Roma, pois os homens não queriam ir para a guerra para ficar com suas amadas, e isso prejudicava as campanhas militares do Imperador. E é neste contexto que surge Valentim, bispo de Terni.

 

Valentim achou injusta essa determinação e contrariou as ordens, realizando os casamentos de jovens apaixonados. O bispo Valentim foi decapitado, por ordem do Imperador, em 14 de Fevereiro de 270. Mas foi em 498, que o Papa Gelasius  santificou o bispo e sua data de morte passou-se a chamar Valentine’s Day.

 

Mas o Valentine’s Day com o sentido que se tem hoje só começou a ser comemorado em 1840, quando a norte-americana Esther Howland começou a vender lembranças para comemorar o dia de São Valentim após receber um presente de um amigo.

 

Aqui no Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de Junho, véspera do dia dedicado a Santo Antônio, considerado como o santo casamenteiro. No entanto, por aqui não temos o hábito de presentear pessoas que não sejam namorados, namoradas, noivos ou esposas, maridos e mulheres.

 

Como aproveitar o Valentine’s Day no Brasil

 

A data ainda é pouco conhecida no Brasil, e muitos são relutantes em incorporar a celebração ao calendário comemorativo nacional, mas para aqueles que não têm nada contra, é uma boa oportunidade para presentear, de forma sincera e carinhosa, alguém que se gosta ou que se ama.

 

Lembrando que esse presente não precisa ser caro nem físico. Vale um abraço, um beijo, um e-mail, uma flor colhida na rua, um elogio. O que importa é o sentimento verdadeiro. Se você quer dar algo a alguém especial neste dia de Valentine’s Day, a gente separou algumas sugestões.

 

1. Flores

 

Rosas, margaridas, violetas. Flores sempre são um presente bom quando o assunto é mulher. Pode ser um buquê ou apenas uma flor com um cartão dizendo o quão grande é o seu amor.

 

2. Chocolate

 

Chocolates são muito bem aceitos como presente. Uma delícia tanto para mulheres quanto para homens. Escolha o chocolate favorito do seu amor e dê de presente com um lindo cartão.

 

3. Saia para jantar

 

Uma janta íntima é sempre boa para dar aquela aquecida no relacionamento. Sair para jantar com seu amor no Valentine’s Day ou ainda fazer uma comidinha gostosa em casa também vale.

 

4. Dê um cartão

 

Um cartão com uma linda e sincera mensagem sobre o que você sente pode ser um bom presente. Afinal, todo mundo gosta de se sentir amado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!