Todos os dias, a gente descobre uma nova dieta da moda. Tem a dieta da proteína, do suco, da sopa etc. Uma ótima aliada na busca da vida saudável pode ser a comida árabe. Por lá, as saladas, as carnes e os temperos dão o tom desta culinária que ganha cada vez mais fãs.
No Brasil já é possível encontrar vários restaurantes especializados em pratos da cultura árabe. Muitos servem as iguarias mais tradicionais que contêm toques picantes, frutas, como a romã, nozes, muito azeite de oliva e carnes diversas, como quibe cru, tabule, Kafka, beirute, esfirras e muito mais.
Especialistas afirmam que a dieta mediterrânea, rica em grãos, oleaginosas, frutas e vegetais pode contribuir para a queda de doenças do coração, AVC e, ainda, perda de memória.
Estudos indicam que pessoas que seguem receitas inspiradas na mediterrânea possuem menos problemas de saúde, por isso mesmo, a comida árabe acabou se popularizando entre as pessoas que buscam uma vida mais saudável.
Os nutricionistas explicam que não existe fórmula mágica para manter o corpo em forma. A melhor saída ainda é regular a alimentação, comendo sempre alimentos saudáveis e com baixas calorias, e praticar exercícios físicos.
Ingredientes da comida árabe
Conheça alguns dos principais ingredientes usados na culinária árabe:
1. Carnes
Frango e carneiro são as carnes mais consumidas, apesar de a carne vermelha também ter o seu lugar. Nos países árabes, a carne de camelo também é muito popular. A carne de porco é proibida.
2. Laticínios
Iogurtes e queijos, principalmente o branco, são fundamentais na comida árabe. O creme de leite e a manteiga também são muito usados nos alimentos.
3. Ervas
A comida árabe não economiza nas ervas e especiarias. Menta e tomilho são os mais populares, além do açafrão, canela e cominho.
4. Bebidas
O café é a bebida mais consumida, mas o chá também tem seu lugar na mesa dos árabes.
5. Grãos
O arroz é um dos alimentos mais básicos, mas o trigo tem um papel fundamental, já que o pão é muito consumido nesta culinária.
6. Legumes
Lentilhas são muito consumidas, assim como o grão-de-bico.
7. Frutas e vegetais
Pepino, berinjela e quiabo são muito usados. As azeitonas são fundamentais para a comida árabe, junto com figos, tâmaras e romãs.
8. Molhos
Os mais consumidos são feitos com suco de limão, salsa, alho e pasta de gergelim. O labneh é temperado com hortelã, cebola e alho.
Receita de comida árabe
Separamos a receita de um prato tradicional e muito saboroso da cultura árabe: o quibe cru. Confira.
Ingredientes:
1 kg de patinho moído
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de manjericão
1 maço de hortelã fresca
1 cebola média
2 limões
3 xícaras (chá) de trigo moído
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Modo de Preparo:
Tempere a carne com sal, pimenta, manjericão, hortelã, cebola picada, suco de limão e passe novamente na máquina de moer.
Deixe o trigo de molho na água durante 20 minutos. Esprema com a mão e misture à carne. Amasse tudo numa tigela com o azeite de oliva.
Para servir, enfeite com folhas de hortelã, algumas rodelas de cebola e cebolinha verde picada. A receita rende quatro porções.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!