Você tem dormido oito horas seguidas e mesmo assim tem a impressão de que as energias não foram recarregadas? Pois saiba que, hoje, acredita-se que as horas de sono que você acha suficientes, podem não ser as mais adequadas para a sua faixa etária.
Quer descobrir quantas horas de sono são suficientes para recuperar as energias e levar uma vida saudável? Confira abaixo.
Oito horas de sono? Foi sempre assim?
Conforme o livro A Noite no Passado, do historiador Roger Ekirch, o padrão de sono do ser humano nem sempre foi o de dormir oito horas corridas. Baseado em mais de 500 evidências, o escritor estabeleceu que, nos primórdios da humanidade, as pessoas tinham quatro horas de sono e depois outras quatro adicionais – ou seja, o sono era fracionado em duas partes.
Ekirch acredita que esse padrão começou a mudar no fim do Século XIX, quando as pessoas começaram a despertar à noite e não conseguiam mais dormir. Então buscaram uma alternativa e convencionou-se as oito horas de sono seguidas de que tanto ouvimos falar.
Novas pesquisas
A National Sleep Fundation, uma organização não-governamental, publicou recentemente alguns novos estudos relacionados à quantidade de horas de sono que os indivíduos devem ter. Segundo o levantamento, a quantidade de sono varia conforme a idade da pessoa – ou seja, as necessidades modificam-se conforme a faixa etária. Confira:
1. Bebês
Os recém-nascidos são divididos em dois grupos. Há os bebês de 0 a 3 meses, e os bebês de 4 a 11 meses. Aos primeiros, recomenda-se que durmam de 14 a 17 horas por dia, sendo aceitáveis um mínimo de 11 e um máximo de 19 horas. Aos segundos, por outro lado, indica-se que durmam de 12 a 15 horas, com uma tolerância de 10 e 18 horas.
2. Crianças
São considerados crianças os indivíduos que possuem de 1 a 13 anos de idade. Aquelas que estão na faixa etária de 1 a 2 anos de idade devem dormir 11 a 14 horas de sono por noite, podendo variar entre 9 a 16 horas.
As crianças de 3 a 5 anos de idade devem ter um sono de 10 a 13 horas – podendo chegar a um mínimo de 8 e um máximo de 14 horas. Finalmente, aquelas de 6 a 13 anos devem dormir de 9 a 11 horas, aceitando-se que o sono situe-se entre 8 a 14 horas.
3. Adolescentes
As horas de sono dos adolescentes que têm entre 14 e 17 anos devem ser de 8 a 10 horas por noite – sendo aceitável um mínimo de 7 e um máximo de 11.
4. Adultos
Para aqueles que possuem entre 18 e 25 anos, a recomendação é que tenham de 7 a 9 horas de sono – mas quem dorme de 6 a 11 horas está dentro de padrões toleráveis. Essa é a mesma indicação para os adultos de 26 a 64 anos – a única diferença é que o máximo aceitável, nessa faixa etária, é de 10 horas por noite.
Finalmente, quem tem mais de 65 anos deve dormir de 7 a 8 horas por noite, sendo aceitável que durmam de 5 a 9 horas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!