Sexualidade

Entenda o que é o estilo crossdresser

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

O termo crossdresser surgiu nos anos 1960 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil por volta do ano de 1997, com um simples significado: vestir-se ao contrário. Embora sejam pouco conhecidos, os CDs (abreviação do termo) são muitos, porém a maioria vive escondido.

crossdresser

Utilizar roupas do sexo oposto é considerado um fetiche, e não um distúrbio. Foto: iStock, Getty Images

Os CDs são aquelas pessoas que por algum motivo indeterminado gostam e se sentem bem ao vestir roupas e acessórios usados pelo sexo oposto. Mesmo se vestindo com roupas contrárias, o crossdresser não é necessariamente homossexual, ao contrário, muitos são heterossexuais e casados.

 

O preconceito alheio esconde o crossdresser

 

O estilo crossdresser ainda é vitima de preconceitos e mal interpretado por muitas pessoas e, por conta disso, os adeptos vivem em “segredo”. É importante salientar que os CDs simplesmente admiram as roupas, gestos e manias do sexo oposto e, por isso, querem imitá-lo.

Em muitos casos, a pessoa começa a usar roupas de outro gênero involuntariamente, ou retrai o desejo de experimentá-las. O principal motivo é a comparação entre esse estilo e os transformistas ou Drag Queens.

Resumindo, o estilo crossdresser é um fetiche. Grande parte dos adeptos vivem com medo do julgamento dos outros, com vergonha ou culpa e no anonimato, passando os dias se admirando no espelho de casa.

As formas de aderir a esse estilo de vida são variadas. Tem gente que usa uma peça de roupa por baixo, outras usam acessórios apenas quando estão em casa sozinhas, aderem ao estilo somente em um turno e outras se assumem por completo e usam roupas do sexo oposto 24 horas por dia.

No caso dos homens que são CDs, o mais comum é usar calcinhas, e isso não é sinal de homossexualidade. Em certas situações, eles as usam pela vida inteira sem que ninguém, além de sua companheira, saiba.

Homens ainda mais aficionados pelo estilo, chegam a tomar hormônios femininos para criar “seios” e depilam as pernas, axilas e virilha. Alguns também usam meias-calças por baixo das roupas ou maquiagem e perucas quando estão sozinhos.

As mulheres também aderem à substituição da calcinha pela cueca, usam gravatas e outras peças masculinas. Entretanto, o caso é mais comum nos homens.

 

Diferença do crossdresser para outros estilos

 

Para entender melhor, é fundamental diferenciar o estilo da opção sexual de cada pessoa. O crossdresser é o fetiche por vestir roupas do sexo oposto por admiração ou qualquer outro motivo independente da opção sexual. Veja os estilos que existem:

1. Drag Queen

Além de usar roupas femininas, elas também constroem uma caricatura exagerada da mulher. Os CDs são mais discretos e não gostam de chamar a atenção.

2. Transformistas

Na maioria, os transformistas são gays e se produzem para fazer show, diferente dos CDs, que são heterossexuais e se vestem pela simples vontade.

3. Travestis

As travestis assumem sua “identidade feminina” por 24 horas diárias e sete dias por semana, enquanto os CDs nem sempre se vestem de mulher abertamente.

4. Homossexuais

Independentemente da roupa que usem, essas pessoas se relacionam com parceiros do mesmo gênero por simples opção sexual. O fetiche de usar roupas do sexo oposto geralmente não existe.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!