Fitness

Giovana Guido vai representar o Brasil no Arnold Fitness Festival

Por Giovana Guido 02/03/2015

Dos dias 5 à 8 de março, a cidade de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, receberá cerca de 18 mil atletas de 80 países, para o Arnold Sports Festival, um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo. Considerado o principal do setor, o Arnold Sports Festival conta com 50 categorias esportivas, incluindo 13 eventos olímpicos.

 

Arnold Fitness Festival

Foto de divulgação

 

 

Criado em 1989, da parceria entre o astro Arnold Schwarzenegger e Jim Lorimer, como um evento de fisiculturismo profissional, o Arnold Sports Festival tornou-se ao longo desses 27 anos um sucesso absoluto nos EUA e desde 2011 vem expandindo fronteiras.

 

O Arnold Sports Festival chegou ao Brasil em 2013 com o evento Arnold Classic Brasil que acontece todo o ano no Rio de Janeiro e conta com campeonato de Bodybuilding e uma grande exposição de Fitness e Suplementação Alimentar.

 

A um passo das competições profissionais

 

Participar do Arnold Sports Festival é o sonho de todo atleta amador, já que ele é considerado um passaporte para o mundo profissional. “Quando qualquer atleta de fisiculturismo e fitness começa a competir, já tem como objetivo a longo prazo esse campeonato, que é o sonho para todos nós. Ele é o ápice de nossa carreira como atleta amador”, conta a paulista Giovana Guido, uma das representantes brasileiras na categoria Bikini Fitness e parceira do site Doutíssima.

Giovana Guido

A Atleta Giovana Guido (numero 97) vai representar o Brasil na categoria Bikini Fitness, na Arnold Fitness Festival

 

Atual campeã paulista, vice campeã brasileira e 11° melhor atleta do mundo, Giovana Guido participará pela primeira vez do evento, graça às suas boas colocações nos campeonatos ao longo do ano, e à uma rotina rigorosa de treinamento e alimentação.

 

Faço musculação 5 vezes por semana, treinos aeróbicos todos os dias (intercalo caminhadas, corridas, saltos, escada, bike e treinos intervalados), suplementação e uma dieta com poucas calorias, poucos carboidratos e sem nenhuma guloseima. Minha dieta é à base de frango, peixes, patinho, folhas, batata doce, suplementos de proteína, aveia, azeite e amêndoas”.

Giovana Guido 3

A musa do crosfit faz musculação 3 vezes por semana, pratica exercícios aeróbicos e mantém uma alimentação saudável

 

Como se trata de um campeonato amador, não existe prêmios em dinheiro. O evento dá, sobretudo, visibilidade ao atleta e possibilidade de assinar novos contratos publicitarios. “A premiação é feita com troféu para as seis primeiras colocadas e muita publicidade envolvida. Os campeonatos amadores não possuem premiação em dinheiro, só os profissionais. Porém, boas colocações nos trazem visibilidade, oportunidades para trabalhos e patrocínios, além do que, quanto melhor nossa posição, mais perto de ser campeã e conseguir entrar para a liga profissional”, conta Giovana.

Giovana Guido

Giovana Guido (atleta 241) é a atual campeã paulista e vice campeã brasileira da categoria Bikini Fitness

 

Saiba mais sobre a categoria Bikini Fitness

 

A categoria feminina Bikini Fitness é composta pelo que podemos chamar de “modelo fitness”: mulheres magras, belas e com musculos desenvolvidos.

 

A modalidade é divida por estatura, sendo: até 160 cm, até 163 cm, até 166 cm, até 169 cm, até 172 e acima de 172 cm. “Entre as Bikinis Fitness, minha categoria, teremos um total de mais de 200 atletas no Arnold Sports Festival, esse ano. Em minha divisão de altura, até 160, terão cerca de 40-50 meninas do mundo todo”, explica Giovana, que não esconde sua alegria em participar do campeonato.

 

Além da cintura fina, as atletas devem ter os membros superiores levemente destacados. Os glúteos devem ser redondos e firmes, e o percentual de gordura deve ser baixo, mas sem aspectos de desidratação, “Na categoria Bikini Fitness, o físico deve ser saudável, bonito, definido, atlético e com músculos pouco volumosos. Os juízes avaliam a produção, beleza, desfile, nível de gordura, postura, biquíni, cabelos e definição do corpo. O conjunto é valioso”, conclui Giovana.

 

Giovana Guido

A harmonia do corpo conta muito na categoria Bikini Fitness

 

Questionada sobre a importância do Arnold Sports Festival na sua carreira, Giovana é direta: “Significa que eu cheguei ao ápice da minha carreira de atleta fitness amadora! Significa que após muitos esforços, dificuldades e privações, consegui construir uma carreira de sucesso e pisar no palco dos sonhos de todos os atletas. Agora é sempre ir em busca do meu melhor físico para tentar obter meu cartão de atleta profissional e iniciar uma nova jornada!”

 

Novidades da edição 2015

A cada ano, novas modalidades esportivas são adicionadas ao Arnold Sports Festival. Além do bodybuilding, existem categorias como dança de salão, líder de torcida, boxe, artes marciais e muito mais.

 

A edição de 2015 traz uma novidade consagrada às crianças. Trata-se do Arnold Kids Fitness Expo, uma feira de fitness dedicada totalmente aos pequenos, com competições de xadrez, remo e pickleball.

 

Outra novidade será o concurso de melhor treinador da América Latina e novas categorias nas competições profissionais de fisiculturismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!