Gravidez e Filhos

Saiba como dizer não ao seu filho e imponha limites

Por Redação Doutíssima 02/03/2015

É natural que os pais se preocupem com a felicidade dos filhos. É natural também que não meçam esforços para evitar o sofrimento. Entretanto, como isso é possível se os pais não sabem como dizer não aos filhos? As crianças precisam aprender a lidar com limites e aprender a respeitá-los. Dizer não a uma criança ajuda no desenvolvimento.

como dizer nao

O “não” é importante para o desenvolvimento pessoal e emocional de uma criança. Foto: iStock, Getty Images

Como dizer não aos filhos?

Muitas vezes os pais veem o ato de dizer não aos filhos como uma ação negativa – e é justamente o contrário. Saber como dizer não aos filhos é um ato de amor.

Segundo especialistas, fazer todas as vontades das crianças é estimular que seus desejos aumentem devido à facilidade em satisfazê-los. A criança se torna insaciável e é aí que as decepções mais dolorosas podem acontecer.

O mundo não tem a menor obrigação de satisfazer o seu filho. É isso que você, como pai ou mão, tem que ter em mente. As outras pessoas dirão não para o seu filho muitas vezes. Se ele não estiver preparado para isso, será muito mais doloroso.

Existem muitas formas de dizer não a uma criança. A mais simples é dizer não. Existirá resistência por parte dela ao ouvir uma resposta negativa e é por isso que é necessário explicar o motivo do não.

Uma criança que aprende desde cedo a conviver com limites se torna um adulto capaz de superar frustrações e situações de enfrentamento.

O comportamento dos pais dentro do ambiente familiar interfere na hora de dizer o não. O comportamento da criança é reflexo do que ela vive em casa.Então, se for tratada com amor, carinho e respeito, ela tomará para si essas características.

É essencial que os pais aprendam como dizer não aos seus filhos para que essas crianças tenham um desenvolvimento saudável e correto de sua personalidade.

Como dizer não aos maus hábitos?

Segundo alguns estudos no ramo da psicologia, até os oito anos, as crianças aprendem com ações positivas, como elogios. Elogiar atitudes corretas tomadas por elas ou por pessoas que fazem parte do seu círculo social ajuda nessa fase, pois estão assimilando conceitos de certo e errado.

Os pais devem agir como pais, não como amigos. Tendo essa atitude adulta é que estão realmente sendo amigos de seus filhos.

É papel dos pais também ensinar ao filho como dizer não para as pessoas. Isso só pode ser ensinado dando bom exemplo. Os filhos precisam de exemplos para se basearem, é por isso que a conduta dos pais é tão importante.

Missão de aceitar “não” na adolescência

Os pais encontrarem mais dificuldades em como dizer não aos filhos sem criar um grande conflito faz parte da adolescência. Essa fase é, naturalmente, de questionamentos e muitos conflitos. Por isso, é necessário que os conceitos de limites e disciplina estejam muito claros.

 

Portanto, conversem e procurem esclarecer, desde muito cedo, os motivos do não para o seus filhos. Não tenham medo de ensinarem e imporem limites. O não precisa ser dito em algum momento, pois a vida não vai dizer “sim” todos os dias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros