Moda

Saiba tudo sobre as alpargatas e inspire-se no estilo europeu

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

Mulheres que amam sapatos e gostam de seguir todas as tendências: a moda europeia das alpargatas chegou no Brasil já faz algum tempo, mas ainda esta no pé de muitos brasileiros! Se você não curtiu as alpargatas antigamente é hora de conhecer este modelo confortável e despojado de calçado. As alpargatas são sapatos com solado baixo, revestido em corda e geralmente confeccionados em tecido rústico, fazendo o maior sucesso em looks despojados, estilo hippie chique ou casual. E a tendência está de volta, por isso, saiba mais sobre as alpargatas e aposte neste calçado super charmoso!

.

alpargatas

Foto: Shutterstock

.

As Alpargatas nasceram na França, onde são chamadas de espadrilles e foram criadas para proteger os pés no verão. Já fizeram muito sucesso em países dos quatro cantos do mundo, incluindo Espanha e Argentina. Aqui no Brasil, as alpargatas foram um dos símbolos dos anos 70, pois era ao mesmo tempo um símbolo do movimento hippie e um calçado barato e confortável para o dia a dia. Este tipo de calçado, simples e divertido, continuou sendo um sucesso por várias décadas. Hoje as alpargatas foram repaginadas pelos estilistas das grandes grifes, ganharam detalhes diferenciados e estão muito mais coloridas, conferindo um ar mais jovial e descolado ao visual. O fato é que as Alpargatas são sapatos bonitos, confortáveis e combinam com quase tudo. Mas, como usar esse conforto todo acertando em cheio na hora de compor o look? Vamos ver algumas dicas para que você arrase sempre!

.
Alpargatas: aprenda como usar:

.
O primeiro ponto a avaliar é o tipo de evento que você vai. Uma ocasião informal combina com este tipo de calçado perfeitamente, alias, é o melhor clima para abusar das charmosas alpargatas. E já que o visual retrô é tudo de bom e está em alta, pode usar sem medo de parecer estar saindo de um filme antigo.

.
As meninas de todas as idades podem optar por usar as Alpargatas de cores neutras e texturas mais brandas. Elas ficam lindas combinando com vestidinhos soltinhos, saias e até mesmo shorts com uma blusinha básica. Com calça jeans, então, é super interessante também. As Alpargatas que tem o solado de borracha imitando tênis ficam deslumbrantes combinando com qualquer roupa jeans.

.

alpargatas

Foto: Shutterstock

.

Para quem não tem aquele tão romântico, mas que adora abalar com looks e atitudes ousadas, inovando sempre, a dica é apostar em cores mais exuberantes, usando alpargatas com texturas e estampas mais audaciosas.

Vale lembrar que ainda têm aquelas alpargatas com tirinhas no tornozelo, para quem quer um calçado ainda mais diferenciado (sabe aquele modelo que quase ninguém tem? Isso mesmo).
As baixinhas precisam tomar alguns cuidados ao usar este modelo de calçado, mesmo ele sendo uma super tendencia. Os modelos com tiras no tornozelo tendem a dar uma impressão de corte no visual, o que causa aquela ilusão de que se é menor ainda. Se você não foi premiada com pernas compridas, explore o seu visual mignon com muita graça, usando alpargatas sem tirinhas amarradas no tornozelo.
Seja romântica ou ousada, fashionista ao extremo ou exigente em matéria de conforto, o fato é que as alpargatas conseguem agradar a todos os gostos e são muito fáceis de combinar.

.

O melhor de tudo é que este modelo de calçado dá para compor looks cheios de estilo e ao mesmo tempo proteger o seu pé do sol, ao invés de usar chinelos e sandálias que deixam a marquinha.
.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!