Clínica Geral

Aprenda a fazer remédio para dor de ouvido em casa

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

A dor de ouvido é um problema muito comum no verão e afeta tanto adultos quanto crianças. Banhos de mar e piscina contribuem para o surgimento das otites. Em muitos casos, elas são provocadas por introdução de objetos ou, então, pelo acumulo de secreção nasal e da garganta. Então, veja como preparar em casa um remédio para dor de ouvido.

 

remedio para dor de ouvido

Remédios caseiros ajudam a aliviar a dor, mas não excluem o atendimento médico. Foto: iStock, Getty Images

Remédio para dor de ouvido com óleo de amêndoas

Um remédio para dor de ouvido muito utilizado é o óleo de amêndoas. Portanto, aqueça uma colher de óleo de amêndoas e coloque algumas gotas no algodão.

Esse algodão, ainda morno, deve ser usado para fazer um tampão sobre o ouvido. Você pode substituir o óleo de amêndoas por azeite de oliva.

O calor produzido pelo óleo ou azeite ajudam na diminuição da dor e também lubrifica o canal auditivo, caso esteja inflamado.

Após a aplicação desse tampão, é importante que procure um médico para que ele faça uma avaliação do quadro clínico e dê início ao tratamento correto.

Remédio para dor de ouvido com alho e azeite

A mistura entre alho e azeite de oliva é outra opção de remédio para dor de ouvido. Aqueça duas colheres de sopa de azeite de oliva juntamente com dois dentes de alho. Adicione algumas gotas de líquido ao algodão e o use como um tampão.

Como no tampão anterior, o calor ajuda a diminuir as dores na região do ouvido. Mas nesse caso, temos as propriedades anti-inflamatórias e anti-fúngicas do alho.

Remédio com flores de abóbora

O terceiro remédio para dor de ouvido a ser indicado é uma cataplasma quente com flores de abóbora, que deve ser colocado na parte externa da orelha para diminuir o desconforto causado pela secreção expelida pelo ouvido.

Cataplasma é um termo médico para o processo de cozimento de produtos que serão aplicação sobre a pele. Essa aplicação terapêutica é feita com panos, em que o produto é colocado entre os panos e colocado, por fim, na pele.

Asse as flores de abóbora e coloque o cataplasma com as flores, ainda quentes, sobre o ouvido. A temperatura tem que ser suportável para que não sejam causadas queimaduras na região.

Remédio com alho e gergelim

Como vimos, o alho tem propriedades muito benéficas à saúde e atua, também, como analgésico em situações como dores de ouvido causadas por inflamações.

Para preparar esse remédio para dor de ouvido, será necessário refogar o alho amassado em duas colheres de óleo de gergelim. Coe e filtre o óleo de gergelim.

Deixe a mistura esfriar um pouco até ficar em uma temperatura agradável. Coloque algumas gotas em um algodão e use como tampão sobre o ouvido.

Recomendações para o uso de remédios

Os remédios listados são para amenizar a dor e diminuir a inflamação, ou seja, é necessário procurar um médico especialista para que ele avalie o seu caso e inicie o tratamento correto.

Não espere muito tempo para ir ao médico, isso pode agravar o seu problema no ouvido.

 

 

 

ostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!