Saúde

Conheça os sintomas e o tratamento da diverticulite

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

A diverticulite é uma inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso, mais precisamente nos divertículos, pequenas bolsas e quistos salientes da parede interna do órgão.

diverticulite

Constipação e fezes dura podem ser sintomas de inflamação no intestino grosso. Foto: iStock, Getty Images

A doença é causada devido a uma dieta pobre em fibras e rica em carboidratos refinados e proteínas, o que provoca pressão dentro do intestino e dificulta a evacuação, facilitando a inflamação dos divertículos. A inflamação apresenta poucos sintomas e tem tratamento simples, que pode se feito em casa.

 

Sintomas da diverticulite

 

Os divertículos no corpo é bastante comum, especialmente, depois dos 40 anos de idade. A presença dessas pequenas bolsas na parede interna do intestino é chamada de diverticulose e é inofensiva, geralmente não sendo conhecida pelo paciente até que inflamem e tornando-se diverticulite.

 

Os sintomas da inflamação também podem ser silenciosos e uma forte crise de dor abdominal pode evidenciar a doença. A constipação e fezes muito dura que – exigem esforço para a evacuação-, são sintomas mais claros da inflamação dos divertículos. Em casos raros, os pacientes apresentam sangramento junto com a evacuação.

 

Alguns pacientes podem apresentar uma crise de diverticulite e ter sintomas como sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, febre, calafrio, inchaço abdominal, gases, náuseas, vômito e falta de apetite.

 

A inflamação dos divertículos significa que há pus nos abscessos, e entre as complicações possíveis está a peritonite, que é a inflamação de todo o abdômen, o que provoca fortes dores no paciente, precisando até de internação.

 

Fatores de risco para a diverticulite

 

Embora não se saiba a causa exata pra a diverticulite, os médicos associam o surgimento da doença a alguns fatores de risco além da dieta podre em fibras. São eles:

 

1. Idade

 

Pessoas com mais de 40 anos estão mais propícias a apresentarem a doença, devido ao tempo maior de exposição dos divertículos a agente infecciosos.

 

2. Obesidade

 

O consumo exagerado de alimentos demanda mais trabalho do intestino, que acaba acumulando alimentos e resíduos.

3. Tabagismo

 

Interfere em todo o funcionamento do organismo.

 

4. Sedentarismo

 

O exercício físico é capaz de melhorar o funcionamento do intestino, mas em excesso também pode ser tornar fator de risco para surgimento de divertículos.

 

Tratamento para a inflamação

 

O tratamento para diverticulite vai depender da gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente. Em casos extremos, pode haver a necessidade de internação para que o desconforto dos sintomas sejam amenizados mais rapidamente ou ainda em casos em que há risco de obstrução intestinal.

Mas, geralmente o tratamento é feito em casa com o uso de analgésicos e antibióticos indicados por um gastroenterologista para tratar a inflamação.

 

O tratamento pode levar dez dias e, nas primeiras 72 horas, o paciente deve passar à base de líquidos. Alimentos sólidos só são indicados após a redução dos sintomas e, mesmo assim, devem ser leves, como frutas, verduras e cereais integrais.

 

Em caso de não regressão da diverticulite mesmo após medicação, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. No entanto, um procedimento cirúrgico só é indicado em caso de abscessos grandes e sem resposta aos antibióticos.

 

Quando os abscessos são pequenos, a drenagem pode ser a solução para que o quadro não evolua para uma infecção generalizada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!