Dica do Nutricionista

Fast food saudável: existe? Saiba mais

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

Poucas coisas, ou pratos, se assemelham àqueles preparados em casa, melhor ainda se for pela mãe ou da avó. Mas diante da correria do cotidiano, a solução, às vezes, é comer fora. E nem sempre as opções são as mais saudáveis. Seria perfeito encontrar fast food saudável, não é?

Você que vive na pressa sabe o quanto é difícil encontrar tempo para uma alimentação adequada, seja ela em casa, em um restaurante ou até mesmo para preparar a sua marmita com comidinha caseira.

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Diante da diversidade dos restaurantes, é possível manter o prato leve. Foto: iStock, Getty Images

Com isso, os fast food seriam ótimas opções se não fossem carregados em calorias, sódio e gordura, muitas vezes com níveis recomendados para um dia inteiro em única refeição. Mas existe um segredo para incluir um fast food saúdável em sua dieta, e para isso basta ter mais cuidado ao fazer o seu pedido.

Existe mesmo um fast food saudável?

 

É difícil seguir uma dieta saudável quando você come em restaurantes de fast food. Normalmente são servidos alimentos ricos em gordura trans, gordura saturada, sódio e calorias, que também são pobres em nutrientes e não possuem frutas, verduras e fibras.

Por isso, jamais um fast food vai se comparar a um prato de comida composto de carboidratos, proteínas, vegetais e legumes, porém, é possível incluí-los em sua alimentação sem pesar na consciência ou prejudicar a sua saúde. Para isso, ter uma opção de fast food saudável depende apenas de ter mais cuidado na hora de fazer o seu pedido.

Moderação: chave para fast food saudável

 

Não pense que um sanduíche é uma opção de fast food saudávelpode ser tão saudável quanto um hamburguer triplo de bacon, já que molhos e produtos contidos no sanduíche podem ser calóricos e cheios de conservantes. Então, se você quer manter a linha precisa encontrar outras formas de encontrar uma opção de fast food saudável.

Essa tarefa é mais fácil se você planejar com antecedência. Verifique as guias nutricionais, mas se você não tem a chance de pesquisar antes, ainda pode fazer escolhas mais inteligentes, seguindo algumas orientações:

Fique de olho no tamanho da porção: muitos pratos de fast food são suficientes para várias refeições, por isso, evite pratos grandes e peça sempre o menor tamanho quando se trata de sanduíches, hambúrgueres, afins. Você também pode encontrar porções razoáveis ​​no menu infantil.

Concentre-se em carnes magras, grelhadas ou assadas: evite alimentos fritos e empanados, como sanduíches de frango crocantes e filés de peixe empanados. Escolha peru, peito de frango, presunto magro, ou carne assada magra, lembrando que o frango é sem pele e grelhado, hein? Não vale frango frito!

Preste atenção às descrições no menu: para escolher o seu fast food saudável, olhe a descrição do prato e seus detalhes. O seu frango pode até vir grelhado, mas se possuir um molho, procure verificar se ele não possui mais gordura do que se você tivesse escolhido o frango frito.

Não tenha medo pedir uma encomenda especial: muitos itens do menu podem ser mais saudáveis, bastam alguns ajustes e substituições. Retirar o molho, ou substituir o bacon do hamburguer por mais opções de salada, são boas alternativas.
Mantenha toda a sua refeição em 500 calorias ou menos: um hamburguer geralmente possui 800 calorias – já imaginou isso mais a batata fria? Se você se concentrar em pedir algo em torno de 500 calorias, esta pode ser uma ótima opção para transformar a sua refeição fora de casa em um fast food saudável.

 

 

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