Sem categoria

Saiba como escolher a academia certa para malhar

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

Quando você tomar a iniciativa de praticar exercícios, lembre que existe o momento de escolher a academia que atenda suas necessidades. Esses estabelecimentos são importantes porque ajudam os iniciantes a manterem a disciplina de exercícios.

academia

Visitar academias e fazer aula experimental ajudam na escolha de onde malhar. Foto: iStock, Getty Images

Entretanto, alguns cuidados básicos são necessários na hora de escolher o estabelecimento para evitar problemas futuros. O mais importante é você se sentir bem e motivada a levar uma vida mais ativa e saudável.

Observações para antes de frequentar a academia

Veja alguns aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher a academia:

1. Visite

Visite vários locais dos mais variados tamanhos e estilos.

2. Procure

Procure estabelecimentos próximos ao trabalho ou de casa.

3. Preste atenção

Fique atento na formação dos profissionais que trabalham na academia. Hoje, existe uma fiscalização rigorosa do Conselho Regional de Educação física.

 

4. Veja a qualidade

Nem sempre as mais sofisticadas são as mais adequadas aos seus objetivos. Verifique a qualidade das instalações.

5. Horário

Escolher estabelecimentos próximos do seu trajeto realizado no dia a dia facilita na hora dos horários serem compatíveis com o seu. Conciliar os horários ajuda a manter a frequência e, consequentemente, a regularidade na prática de exercícios.

Hoje, os locais oferecem uma grande variedade de horários, alguns funcionam 24 horas.

6. Avaliação

Veja se o estabelecimento oferece aos alunos avaliação física com fisioterapeuta.

7. Experimente

Na maioria das vezes, oferecem uma aula experimental. Use essa aula para observar o comportamento do profissional responsável pela orientação dos exercícios. Veja se ele corrige a posição dos alunos indicando a melhor forma de realizar a atividade. Veja como funciona a rotina do ambiente.

O preço é um dos fatores mais decisivos na hora de escolher uma entre tantos locais. Na hora de optar entre um e outro, leve todos os fatores em consideração. A qualidade do serviço deve ser a principal questão a ser avaliada. Conserve os comprovantes de pagamentos para evitar problemas futuros.

8. Segurança

Segurança é um aspecto importante a se pensar. Provavelmente, será necessário levar a mochila para academia. Observe se o estabelecimento tem algum local onde seus pertences possam ser guardados com segurança.

9. Higiene

A higiene do local também precisa ser levada em conta. Os vestiários precisam ter armários individuais.

10. Pagamento

Atente para as formas de pagamento. Alguns estabelecimentos apresentam contratos muito longos que prejudicam o cliente. A melhor escolha são contratos mensais.

Já escolhi a academia. O que fazer agora?

Depois que você decidir qual local irá frequentar, existem mais alguns aspectos importantes.

1. Professor

 

Assim que você escolher a academia que frequentará, conte ao profissional responsável pela orientação qual é o seu objetivo. Conversem e entrem em um consenso para alcançar o resultado almejado.

2. Bem-estar

É importante que você se sinta confortável no ambiente, mas não baseie sua escolha de acordo com o tipo físico de pessoas que frequentam o local.

3. Avaliação

Antes de começar a malhar, é essencial que faça uma avaliação clínica completa para evitar problemas de saúde. Lembre-se de respeitar os limites físicos do seu corpo.

4. Horário

Preste a atenção na quantidade de pessoas no horário que você escolheu. A quantidade de alunos pode influenciar no tempo que você levará para terminar seu treino. É possível que tenha que revezar os aparelhos com muitos alunos se o estabelecimento estiver lotado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros