Dica do Nutricionista

Tofu: conheça o alimento rico em proteínas

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

O tofu, também é conhecido como queijo de soja, teve origem na China e é muito consumido no Japão. Por não ser popularmente conhecido no Brasil, muitas pessoas não tem ideia dos usos desse alimento, que pode ser refogado, assado, grelhado. Ou ainda pode ser base de cremes, molhos e patês além de ser um alimento muito saudável.

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Foto: Shutterstock; Alimento de origem chinesa é capaz de diminuir sintomas da menopausa

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Dessa forma, o queijo de soja pode ser introduzido de diversas maneiras na dieta alimentar de quem deseja ou precisa. Além de ser de fácil digestão devido ao processamento térmico ao qual é submetido.

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Benefícios do tofu na dieta

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O tofu, por ser à base de soja, tem, em sua composição, o hormônio isoflavona. Esse hormônio é indicado por especialistas para mulheres que se encontram na menopausa por diminuir os sintomas desse período. Entre os sintomas que diminuem, está a variação de temperatura corporal, ou, calor excessivo.
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A isoflavona também é chamada de fitoestrogênio e ajuda a prevenir diversas doenças, como câncer de mama, útero e próstata. Esse hormônio ainda apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que combatem os radicais livres que provocam o envelhecimento, Mal de Parkison e Alzheimer.
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O tofu também é uma opção para os vegetarianos que desejam substituir a carne. Essa substituição pode ser feita porque o queijo de soja é tão rico em proteínas quanto a carne vermelha. Além disso, esse alimento não causa flatulência, diferentemente dos grãos de soja.
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Além de tudo, esse produto aumenta o LDL (colesterol bom) e diminui, em até 40%, o HDL (colesterol ruim). Diminui também a chance de formação de doenças cardiovasculares.

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Veja as funções das vitaminas que compõe o queijo de soja:

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1. Vitamina B
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Responsável pelo bom funcionamento do sistema muscular, nervoso e digestório. Auxilia na coordenação motora e mantém a pele saudável.
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2. Vitamina D
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Responsável pela absorção de cálcio no intestino e, em consequência disso, auxilia na formação dos dentes e estrutura óssea.
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3. Vitamina E
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Previne o envelhecimento e melhora o funcionamento do sistema imunológico.
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4. Vitamina F
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Regula a coagulação sanguínea.
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5. Vitamina K
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É importante para a manutenção da estrutura óssea recém formada e também mais madura.
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No Brasil, 500g de queijo de soja pode custar de R$ 4,00 a R$ 12,00. A validade desse produto é bastante curta, chegando apenas a cinco dias. Entretanto, essa validade pode ser prolongada quando o queijo de soja é congelado, dessa forma, ele pode ser consumido em até seis meses.
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O queijo de soja também ajuda na diminuição da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e previne contra osteoporose, arteriosclerose e também problemas cardíacos.

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Pratos feitos com tofu

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Foto: Shutterstock; Aprenda receitas com tofu e invista em pratos saudáveis

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O tofu também é uma opção para pessoas que sofrem com intolerância à lactose. Veja alguns pratos que podem ser preparados com o queijo de soja.
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Um dos pratos que pode ser feito com queijo de soja é a maionese de tofu. Confira a receita:
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Ingredientes:
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200 gramas de queijo de soja
1 limão
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher (chá) de sal marinho
1 pequeno dente de alho
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Modo de Preparo:
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Bata todos os ingredientes da maionese no liquidificador e ela estará pronta para ser consumida. Essa maionese pode ser usada em saladas também.

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