Dica do Nutricionista

Veja os milagres que uma taça de vinho faz pela saúde

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

Uma taça de vinho tinto, quando consumida diariamente, tem sido considerada como um segredo para manter o coração saudável. O álcool e outras substâncias encontradas no vinho, chamadas antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL) ou o colesterol “bom” e proteger contra danos nas artérias.

vinho

A bebida deve ser ingerida com moderação. Foto: Shutterstock.

Só uma taça de vinho

 

Esta ideia não é de hoje, já que Hipócrates, conhecido como o “pai da medicina ocidental”, já via o vinho como parte de uma dieta saudável. Ele também alegou que o vinho era bom para a desinfecção de feridas, alívio da dor durante o parto, de sintomas de diarreia e até mesmo da letargia. Com isso, tomar uma taça de vinho todos os dias é considerado como um tônico para a longevidade.

Por que tomar uma taça de vinho

 

É  importante ressaltar que, mesmo diante de tantas notícias boas a respeito do consumo do vinho, não se pode alertar para o perigo, na mesma proporção, do excesso. Em grande quantidade, o vinho faz mal, como toda bebida alcóolica.

Por isso, quando usado com moderação, ou seja, apenas uma taça de vinho todos os dias, os antioxidantes, como flavonóides e uma substância chamada resveratrol presente na bebida, podem trazer muitos benefícios saudáveis ​​para a saúde.

1. Diminuir seu colesterol

Beber uma taça de vinho pode ter um efeito muito poderoso e aumentar o HDL ou colesterol “bom” em 20%, desde que consumido com moderação e no contexto de uma dieta saudável, juntamente com atividade física regular. Níveis mais elevados de HDL estão ligados a menores riscos de doenças cardíacas.

2. Promove a longevidade

Os consumidores de vinho têm uma taxa de mortalidade  34% mais baixa do que os que consomem cerveja ou outras bebidas. Este é um dado revelado por um estudo finlandês feito com 2.468 homens ao longo de um período de 29 anos, e publicado em 2007.

3. Reduz o risco de ataque cardíaco

Quem bebe apenas uma taça de vinho por dia pode ter 30% menos probabilidade de ter um ataque cardíaco em relação a quem não bebe, segundo um estudo de 16 anos na Harvard School of Public Saúde com 11.711 homens. Além disso, pode atuar mantendo a pressão sanguínea em níveis adequados.

4. Diminui o risco de AVC

A possibilidade de sofrer um acidente vascular cerebral pode diminuir em cerca de 50% em pessoas que consomem quantidades moderadas de álcool. Isso é o que indica um estudo da Universidade de Columbia, onde 3176 pessoas foram analisadas durante um período de oito anos.

5. Menos risco de câncer no cólon

Segundo um estudo publicado no American Journal of Gastroenterology, em 2005, o consumo moderado de vinho tinto reduz o risco de câncer de cólon em 45%.

6. Retarda o declínio cerebral

A função cerebral diminui em uma taxa significativamente mais alta em pessoas que bebem sem moderação, por isso beber apenas uma taça de vinho por dia é a chave para manter a saúde mental ao longo dos anos.

7. Antienvelhecimento

Pesquisadores da Harvard Medical School revelaram que o vinho tinto tem propriedades antienvelhecimento. Especificamente, o resveratrol é o composto presenta na bebida que possui um o efeito benéfico. O resveratrol do vinho vem da casca da uva vermelha. Mirtilos e nozes também são fontes de resveratrol.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!